Curitiba - Os projetos de lei complementares 476/2012 e 1/2013, que aumentam para 25 o número de municípios da Região Metropolitana de Londrina (RML), foram aprovados ontem em redação final na Assembleia Legislativa (AL) do Paraná. De autoria dos deputados Alexandre Curi (PMDB) e Tercílio Turini (PPS), respectivamente, as propostas devem ser encaminhadas hoje mesmo para sanção do governador Beto Richa (PSDB).
Quando passaram em primeira discussão, no dia 21 de outubro, as medidas incluíam Centenário do Sul, Uraí, Guaraci, Prado Ferreira, Miraselva, Lupionópolis e Rancho Alegre na RML. Mas uma emenda apresentada na sequência acrescentou Sertaneja na lista. Hoje, a região já possui 17 cidades, contando com Londrina e Arapongas, a última inserida, em julho deste ano.
De acordo com Curi, a ampliação da RML é uma reivindicação dos prefeitos das cidades, que diariamente cobravam a inclusão. "O maior benefício é o subsídio a mais no programa (de habitação) Minha Casa Minha Vida (do governo federal) e a garantia de financiamento maior", afirmou.
Além de Londrina e Arapongas, a RML conta com os municípios de Cambé, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Ibiporã, Rolândia, Sertanópolis, Tamarana, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, Assaí, Sabáudia, Jaguapitã, Pitangueiras, Florestópolis e Porecatu.