Curitiba - Um grupo de dez deputados estaduais apresentou ontem um requerimento solicitando que o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado, Cassio Taniguchi, reveja o edital de licitação para a concessão do corredor da PR-323, que liga os municípios de Maringá a Francisco Alves, no noroeste. Segundo o líder do PT, Tadeu Veneri, o objetivo é que o modelo adotado seja o mesmo utilizado pela União, com julgamento baseado na "menor tarifa básica", sem possibilidade de contraprestação adicional e sem taxa interna de retorno.
"O governo federal já fez alguns leilões, o último hoje (ontem), na BR-163, no Mato Grosso do Sul, com a duplicação de 804 quilômetros, e que obteve tarifa de R$ 2,63. Na forma como está hoje o leilão da PR-323, você estipula o preço e depois a tarifa fica em cima do maior desconto", disse. Os parlamentares solicitam, ainda, a alteração da multa por atraso de obra e a modificação dos critérios de reajuste e riscos das empresas para os mesmos estabelecidos nas concessões das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262.
De acordo com o líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), a questão não passa somente pela vontade dos deputados. "É preciso participar do processo de discussão com a sociedade organizada. A tarifa não será imposta. Será avaliada futuramente, a partir do momento que a obra iniciar." (M.F.R.)