Curitiba - O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), embarca nesta quarta-feira (23) para a América do Norte, onde passará oito dias, entre Canadá e Estados Unidos, em missão oficial. O ofício comunicando a viagem foi lido durante a sessão de ontem na Assembleia Legislativa (AL), conforme determina a legislação. No documento, o tucano diz apenas que representará "interesses do Estado". Quem assume a chefia do Poder Executivo no período é a vice-governadora Cida Borghetti (PP).

De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio Iguaçu, Beto participará de uma série de atividades nos dois países. Amanhã, ele se encontra com o cônsul-geral do Brasil em Montreal, Rubens Gama, e, no dia seguinte, com a ministra das Relações Internacionais do Québec, Christine St-Pierre, para renovar um acordo de cooperação técnica existente desde o governo Jaime Lerner, na década de 1990. Em seguida, conhecerá a sede da Bombardier, grupo de corporações que atua no ramo de produção de vagões ferroviários.

No fim de semana, Beto se desloca para Nova York. Na segunda-feira, participa no evento de 20 anos do lançamento de ações da Copel (Companhia Paranaense de Energia) na Bolsa. A agenda inclui um encontro com investidores, para apresentação do Estado, e ainda o acionamento do Closing Bell, famoso sino que encerra o pregão de Wall Street. No dia 29, o governador estará em novo encontro da Copel com investidores, realizado com o apoio do banco Itaú. De lá, ele embarca para sua última parada: Boston. Cumpre então três agendas com empresas: Wellington Management, Fidelity Investments e The Boston Company.