Com 527 votos (85% dos votantes), o candidato único Gilberto Giacoia foi reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça do Paraná, chefe máximo do Ministério Público (MP) do Estado, em votação realizada ontem. Houve 65 votos em branco e 25 nulos. Agora cabe ao governador Beto Richa (PSDB), que tem a prerrogativa constitucional de fazer a escolha do procurador-geral de Justiça, confirmar a nomeação dele para uma segunda gestão, até 2016.
Na eleição passada a escolha foi feita a partir de uma lista tríplice, quando o mais votado foi indicado. Em apenas três ocasiões, todas sob gestão do senador e ex-governador Roberto Requião (PMDB), o chefe do Executivo não seguiu o resultado do pleito, isto é, não nomeou o candidato mais votado pelos membros do MP. A posse de Giacoia está prevista para o início do mês de abril.
Em entrevista à FOLHA, na edição do último domingo, Giacoia avaliou a candidatura única como "maturidade política" e de busca pela unidade dentro da instituição. "O mandato (de dois anos) é curto. Não é suficiente para você completar um ciclo, realizar projetos de certa complexitude", disse.
Gilberto Giacoia é integrante do MP há 33 anos. Ele já presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), de 1999 a 2000. Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010), Giacoia é professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que integra a Universidade do Norte do Paraná (Uemp).