O juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, titular da 1ª vara cível de Foz do Iguaçu, foi eleito nesta terça-feira (5), presidente da Amapar (Associação dos Magistrados do Paraná) para o biênio 2018/2019. O magistrado encabeçou a chapa "Combatividade, Coragem e União", cujo vice é
Wellington Emanuel Coimbra de Moura, que somou 750 dos 970 votos válidos no pleito, ou 77,31%.

A magistrada Maria Roseli Guiesmann, da chapa "Juntos Somos Mais", também concorria no pleito e teve 220 votos, ou 22,69% Foram votos 2 votos nulos e 5 em branco.

Geraldo Dutra atuou, nas duas últimas gestões da Amapar, na vice-presidência e também como diretor de assuntos institucionais.

Entre suas metas para conduzir os rumos da entidade nos próximos dois anos estão elencadas questões de política institucional, como a manutenção do processo de fortalecimento e de democratização da entidade, "de modo a estimular a participação de magistrados da ativa e aposentados na construção de propostas e críticas direcionadas ao aprimoramento do associativismo", como marcaram suas propostas.

Ao lado da diretoria, no plano político, Geraldo Dutra defende a proposta de eleições diretas para as cúpulas dos tribunais, com a participação de toda a magistratura. No que diz respeito à estrutura de trabalho para magistrados, o juiz tem atuado de forma destacável no Comitê de Priorização do 1º grau de jurisdição, que foi criado com o objetivo de atender resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Geraldo Dutra assume o posto no final de janeiro de 2018, ao suceder o juiz Frederico Mendes Junior, que presidiu a Amapar entre os anos de 2014 a 2017.

CARREIRA

Geraldo Dutra de Andrade Neto Nasceu em Barretos (SP) em 1974. É filho de Geraldo Dutra de Andrade Filho e Emília Corrêa de Andrade. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Turma 1999. Especialista em Direito pela Escola Superior da Magistratura do Paraná, em 2000.

Iniciou sua atividade profissional na advocacia e nomeado Analista Processual no Ministério Público da União. Ocupou o cargo de Assessor Judiciário do Tribunal de Alçada do Paraná e o de Procurador Federal, em Ourinhos-SP.

Atuou como juiz Substituto nas seções judiciárias de Pato Branco e de Castro. Como juiz de Direito passou pelas comarcas de Carlópolis e de Guaíra, atualmente é juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Foz do Iguaçu desde 2005 e professor da Escola da Magistratura, núcleo Foz do Iguaçu. É representante eleito pela magistratura para o Comitê Gestor Regional de Atenção Prioritária ao 1º Grau e diretor de Assuntos Institucionais da Amapar , bem como diretor da Secretaria de Relações Internacionais da AMB, ocupou o cargo de Vice-Presidente da Amapar na gestão 2014/2015.