Prefeito de Rolândia diz que tratativas sobre nomeação do secretário de Infraestrutura começaram antes do afastamento judicial
Prefeito de Rolândia diz que tratativas sobre nomeação do secretário de Infraestrutura começaram antes do afastamento judicial | Foto: Ricardo Chicarelli/6-12-2015


O prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto (PSDB), mal reassumiu o cargo e já está sendo alvo de críticas por conta da nomeação do novo secretário municipal de Infraestrutura. Isso porque Odivaldo Moreno Alves é tio do vereador que presidiu a comissão processante que investigou Francisconi, Irineu Moreno de Paula (PSDB), cuja abstenção em sessão de cassação do mandato, no início deste mês, favoreceu Francisconi.

Na tarde dessa quarta-feira (20) o assunto foi bastante comentado por moradores de Rolândia nas redes sociais. A maioria vincula a abstenção do vereador a um suposto acordo político para a nomeação do tio.

Na ocasião, em uma sessão conturbada, eram necessários sete votos para a cassação do mandato de Francisconi, mas apenas seis vereadores votaram favoravelmente. Foram eles Alex Santana (PSD), Andrezinho da Farmácia (PSC), o relator da Comissão Processante, Reginaldo Silva (PSC), Rodrigão (SDD), João Ardigo (PSB) e a vereadora Edileine Griggio (PSC), também integrante da CP.

Já o presidente da Câmara, Eugênio Serpeloni (PSD), a vereadora Maria do Carmo (PSDB) e o suplente do autor da denúncia, João Gaúcho (PSC), Leandro Olímpio (PSC), se abstiveram de votar, assim como fez Irineu de Paula (PSDB).

À reportagem da FOLHA o vereador garantiu que são dois fatos completamente isolados e que não se absteve de votar em troca da nomeação, mas sim, por indicação do partido. "O partido me suplicou o seguinte: aguarde ter uma decisão definitiva no Judiciário. Então, por escolha, acabei votando de acordo", afirmou De Paula.

O vereador também salientou que faz parte de uma família grande e que este tipo de acaso é "coisa de cidade pequena".

Questionado, o recém-nomeado secretário Odivaldo Moreno Alves afirmou que não é filiado a nenhum partido político e que a nomeação é fruto de uma indicação do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP). Agora, no comando da Secretaria de Infraestrutura, Alves disse que vai auxiliar na implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) no Executivo. Formado em Ciências Políticas e Contabilidade, o novo secretário ocupava há cerca de quatro meses um cargo na Cohab de Londrina, além de já ter trabalhado com Belinati enquanto deputado federal.

Alves também lembrou que entre 1996 e 2000 foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico em Rolândia, além de ter trabalhado na campanha do deputado Cobra Repórter (PSD) e na CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).

Até setembro do ano passado, data da deflagração da Operação Patrocínio, o cargo de secretário de Infraestrutura era ocupado por Wanderley Massucci, um dos secretários afastados judicialmente, denunciado pelo Ministério Público ao lado de outras 18 pessoas.

Em nota, o prefeito Luiz Francisconi afirmou que as tratativas sobre a ida de Odivaldo Moreno Alves tiveram início antes do afastamento judicial.

Outras nomeações

Francisconi também nomeou o servidor Marcos Cesar Santucci para o cargo de secretário municipal de serviços públicos e o ex-vereador Waldemar Moraes de Almeida para a Secretaria de Governo acumulando interinamente a chefia de gabinete.