O filho da ex-secretária de Educação Karin Sabec Viana vai ficar responsável pela nova comissão aberta na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para fazer uma auditoria completa nas multas aplicadas pelos agentes de trânsito. A nova comissão também ficará responsável por fazer uma espécie de revisão dos trabalhos da sindicância finalizada na semana passada, e que apontou o envolvimento de quase 50 pessoas em supostos casos de cancelamento irregular de multas.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina, Daniel Augusto Sabec Viana é membro do Conselho Fiscal da companhia e teve o nome indicado pelos próprios conselheiros. Ainda segundo a assessoria de imprensa, a presidência da CMTU não pode interferir na escolha, que cabe somente aos membros do Conselho Fiscal.
A gestão de Karin na Educação foi marcada por polêmicas e denúncias. Ela responde a dois processos por improbidade administrativa acusada de influenciar diretamente nas compras supostamente irregulares de livros didáticos e uniformes escolares.
Viana é advogado com cinco anos de atuação na área do Direito Tributário. Ele é sócio de um escritório de advocacia em Londrina. Além dele, integram a comissão da CMTU os contadores Paulino José de Oliveira e Jaime Junior Silva. A dupla tem mais de 15 anos de experiência na área. O primeiro é vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina Sincolon e da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar). Já Silva é vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap) de Londrina.
Em nota enviada à imprensa, a CMTU informa que ''os agentes municipais prestam importante serviço para Londrina nos processos de fiscalização, controle e educação para o trânsito''. A companhia destaca, ainda, que os fatos apontados pela sindicância precisam ser apurados ''com maior responsabilidade''. ''Todos os agentes citados terão o direito de ampla defesa e do contraditório respeitados'', garante o órgão.
A presidência da CMTU também pede à população, através do comunicado, ''que continue respeitando o trabalho desses profissionais''. ''Para garantir o fiel cumprimento da legislação de trânsito, é importante que os londrinenses apoiem o trabalho dos agentes.''