O jornalista Fábio Cavazotti é o mais novo integrante da gestão do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP). Ex-presidente do Observatório de Gestão Pública (OGP) de Londrina, Cavazotti aceitou o convite de Belinati e assumirá a pasta no lugar de Margareth Socorro de Oliveira, que pediu exoneração do cargo por problemas de saúde na família. Ela continuará provisoriamente na Secretaria de Recursos Humanos.

Cavazotti assumirá, ainda em data a ser definida, a Gestão Pública trazendo a proposta de implantar na plenitude o Plano de Transparência elaborado por diversas entidades da sociedade civil, dentre elas o próprio OGP e o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, do qual também foi fundador e presidente.

Belinati elogiou o empenho dado por Margareth nestes cinco meses à frente de duas secretarias municipais. "Eu só tenho a agradecer ao trabalho da Margareth que, conhecedora da administração municipal, não se poupou em conduzir de forma brilhante a Gestão Pública e o Recursos Humanos", afirmou.

Sobre a escolha de Cavazotti, o prefeito elencou o papel que desempenhou à frente das duas entidades que presidiu (Observatório e Conselho de Transparência), além de sua proposta de trabalho para a Gestão Pública. "O Fábio é um entusiasta e é um estudioso dos processos de licitação, aliando a transparência à eficiência de gestão. Tenho certeza que ele poderá contribuir muito para a administração municipal, trazendo propostas novas que podem, além de dar mais transparência, dar mais celeridade nos processos de compras de materiais ou de serviços públicos", afirmou.

Dentro do Plano de Transparência proposto por Cavazotti, destacam-se o Programa Compras Londrina, aumentando a participação de empresas locais nos processos de compras públicas – processo já adotado pelo município -; avanço nas ações de transparência e planejamento dos processos de compras públicas por meio da normatização de todas as etapas; criação do Manual de Fiscalização de Contratos do Município; criação do Banco de Preços do Município; instituir o Comitê Municipal de Compras Públicas; criar indicadores e metodologias para fazer avançar o conceito de Gestão Pública Orientada por Resultados; criar mecanismos de consultas para aferir a satisfação da população e de servidores públicos diante dos serviços e bens adquiridos por meio das Compras Públicas; estimular parcerias com outras organizações e instituições visando fortalecer a transparência e a eficiência da gestão pública em Londrina.

CURRÍCULO
Natural de Londrina, Fábio Cavazotti é graduado em Jornalismo e tem especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea: Aspectos Éticos e Políticos e em Gestão e Educação Ambiental. Foi jornalista da FOLHA e de outros veículos de comunicação do Paraná, participou dos grupos de trabalho que levaram à criação da Ouvidoria Geral do Município, do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina e do novo processo de escolha do Controlador-geral do Município (lista tríplice e mandato de 4 anos). É membro fundador e ex-presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina e do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina.