Servidora do município há 22 anos, a ex-secretária de Educação de Londrina Karin Sabec Viana está afastada do cargo desde 9 de outubro do ano passado, quando solicitou licença médica. A licença expirou em 21 de dezembro, data em que ela entrou em férias, e novo pedido de afastamento foi feito em 22 de janeiro com previsão para perdurar até o próximo dia 11 de abril.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou que Karin foi submetida a perícia médica que atestou a necessidade de licença. A doença não foi divulgada. Ainda segundo a assessoria, ela está lotada na Escola Municipal Carlos Dietz (Centro), mas, devido à licença, não tem comparecido ao trabalho. Concursada como professora das séries iniciais do ensino fundamental, sua função atual é de secretária do setor administrativo da escola.
Em sentença da 2 Vara da Fazenda Pública, noticiada ontem pela FOLHA, Karin foi condenada a devolver R$ 621 mil pela compra de livros considerados racistas durante a gestão do ex-prefeito Barbosa Neto (PDT) e à perda de função pública. Porém, a decisão só vale quando não houver mais possibilidade de recursos. A ex-secretária também responde outras duas ações por improbidade (compra de uniformes e licitação de kits escolares) e uma ação penal (também no caso dos livros). A FOLHA não conseguiu falar com Karin.