A nova procuradora-geral da República encaminhou manifestação aos ministros do STF se posicionando contra o pedido da defesa de Michel Temer
A nova procuradora-geral da República encaminhou manifestação aos ministros do STF se posicionando contra o pedido da defesa de Michel Temer | Foto: Nelson Jr./SCO/STF



Brasília - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participou nessa quarta-feira (20) de sua primeira sessão no STF (Supremo Tribunal Federal) à frente do Ministério Público. Ela vai ocupar o cargo pelos próximos dois anos.

A nova procuradora-geral da República encaminhou manifestação aos ministros do STF na qual se posicionou contra o pedido da defesa do presidente Michel Temer para tenta barrar o envio da denúncia contra o peemedebista à Câmara dos Deputados. O texto foi entregue aos ministros, por volta das 13 horas, pouco antes do início da sessão do plenário.

Raquel aponta, no memorial, que "não há lugar para impugnar a viabilidade da denúncia" antes da decisão da Câmara dos Deputados. A denúncia contra Temer por obstrução de justiça e organização criminosa foi enviada ao STF pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot, no penúltimo dia útil de seu mandato. Esta é a primeira manifestação da procuradora-geral, que sucede Janot, sobre o tema.

Ao abrir a sessão, a presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, deu as boas-vindas à nova PGR. "Nós, ministros e servidores do STF, nos sentimos particularmente engrandecidos com representação de porte significativo", afirmou. "Nossas boas vindas significam também apoio e honra à sua chegada."

O criminalista Antônio Mariz, que defende o presidente Michel Temer, também cumprimentou a procuradora-geral.

Raque Dodge agradeceu os cumprimentos e destacou que o Ministério Público deve ter "elevado espírito público" e ser "guardião da Constituição". (Com Agência Estado)