Cerca de 450 policiais militares devem trabalhar em Londrina no dia 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais. Eles vão atuar em todos os locais de votação e coibir crimes comuns e crimes eleitorais, como compra de votos e propaganda de boca de urna. O esquema foi definido ontem, durante reunião entre representantes das instituições de segurança pública e o juiz coordenador da eleições na cidade, Bruno Régio Pegoraro.
O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Samir Geha, afirmou que o efetivo é praticamente o mesmo utilizado nas últimas eleições. ''Se for preciso, colocaremos mais homens para não haver tumultos nas eleições'', assegurou o oficial.
A PM terá auxílio da Guarda Municipal, da Companhia de Trânsito e Urbanização (CMTU) e das polícias Civil e Federal. Os agentes civis e federais, além de um promotor e de um juiz eleitoral, ficarão no Ginásio Moringão (Centro), para onde serão levadas as pessoas que cometem infrações no dia da votação.
O juiz Bruno Pegoraro lembrou que ainda não está definida a aplicação da ''Lei Seca''. ''Esperamos resolução da Secretaria Estadual de Segurança, mas, a princípio, a proibição de comercializar bebidas se estenderia por 24 horas, da meia-noite à meia-noite.''
O magistrado também disse que outros abusos também serão coibidos, manifestações ruidosas ou coletivas ou distribuição de material de campanha. ''O eleitor pode votar com a camiseta de seu candidato ou adesivo, mas de maneira silenciosa e respeitosa.'' Quanto aos santinhos, que são jogados nas ruas na véspera da eleição pelas coligações, o juiz explicou que se trata de crime ambiental.