Curitiba - O ''recesso branco'' na Semana da Pátria foi confirmado, ontem, pelo presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB). O tucano anunciou que as lideranças partidárias concordaram em manter o cancelamento das sessões plenárias da semana que vem, mesmo sem motivo para tal, já que não acontecerão mais obras no plenário. O ''recesso branco'' agendado para a Semana da Pátria primeiro serviria para substituir o atual sistema de votação por outro do tipo biométrico (identificação pela digital do polegar), mas o presidente da AL depois resolveu revogar a licitação que resultaria na compra da nova tecnologia.
Na segunda-feira, Rossoni colocou em votação a retomada das sessões plenárias e obteve o apoio dos deputados estaduais em votação simbólica no plenário. Contudo, o resultado foi questionado e o tucano retrocedeu diante da possibilidade de ''motim'' no plenário. ''As sessões canceladas serão repostas na semana seguinte, com a realização de sessões extraordinárias'', disse Rossoni.
Nos bastidores, corre que a maioria dos deputados estaduais já está envolvida com as eleições de outubro. A maioria dos 54 parlamentares não está inscrita na disputa, mas tem se dedicado às campanhas dos aliados.