Curitiba - O deputado estadual Geraldo Cartário (PDT) protocolou ontem um pedido de licença médica da Assembleia Legislativa por 150 dias. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, a justificativa do pedido seria a realização de um tratamento de sa© úde, além de acompanhar a reabilitação da mãe dele de 93 anos que teria sofrido um acidente em Portugal, onde mora.
O pedido chega à Mesa Executiva apenas quatro dias depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação do registro de candidatura do deputado e decidiu pela perda do mandato. Cartário foi reeleito em 2006, mas teve seu registro negado pela Justiça Eleitoral, pela acusação de abuso de poder econômico e político e por uso indevido de meios de comunicação.
Com o pedido de licença, Cartário manterá a remuneração como deputado. Em seu lugar, assume o primeiro suplente pelo PMDB, Ademir Bier.
Apesar de Cartário ainda poder recorrer da decisão, a Corte decidiu que a cassação tem efeitos imediatos e assim que publicado o acórdão da sessão, o TSE deverá informar o TRE que será responsável por comunicar a Assembleia. Assim que receber o comunicado, a Casa deverá dar posse ao suplente.