Depois de suas suspensões, a votação do "pacotaço fiscal" do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), foi retomada às 9h15 desta segunda-feira (26), em clima de tensão. A sessão acontece num local inusitado, a Ópera de Arame, no bairro São Lourenço, que amanheceu cercada de policiais militares. Os vereadores se reúnem no palco, enquanto assessores e jornalistas se concentram em "camarotes" no piso superior.



Impedidos de entrar, servidores protestam do lado de fora, com faixas, apitos e megafones. A Polícia Militar (PM) não informa o tamanho do efetivo, mas parlamentares estimam em mais de três mil. A maioria dos assentos do teatro segue desocupada. Apenas um pequeno grupo, de cerca de 50 pessoas, conseguiu liberação para assistir à plenária.

Imagem ilustrativa da imagem Curitiba: Vereadores votam "pacotaço fiscal" na Ópera de Arame 
Imagem ilustrativa da imagem Curitiba: Vereadores votam "pacotaço fiscal" na Ópera de Arame 
| Foto: Fotos: Mariana Franco Ramos



A transferência da sessão para um dos cartões-postais da cidade foi definida na sexta-feira (23) passada, em reunião extraordinária, convocada com duas horas de antecedência. O presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), disse atender a uma solicitação do secretário de segurança pública do Paraná, Wagner Mesquita.

Imagem ilustrativa da imagem Curitiba: Vereadores votam "pacotaço fiscal" na Ópera de Arame 



Violência/ Segundo a Secretaria de Segurança (Sesp), seis pessoas ficaram feridas, sendo um manifestante, que teve ferimento na perna, e cinco policiais, com pedradas. Um deles foi encaminhado ao Hospital Evangélico. A Sesp também informou que deteve três pessoas: por carregar spray de pimenta, por portar cocaína e por desrespeitar a área disponível para a imprensa e assessores. Segundo a pasta, ele ainda desacatou os policiais e usou de força.