A 2 Vara Federal Criminal de Curitiba, condenou ontem dois dirigentes da Banestado Corretora por gestão fraudulenta e temerária de instituição financeira. Eles teriam concedido empréstimos simulados à Prefeitura de Londrina, em 1998, durante a administração de Antonio Belinati (PP).
A ação ajuizada em 2004 pelo Ministério Público Federal (MPF) relatou contratos celebrados entre a Banestado Corretora e o Município de Londrina, firmados em maio de 1998, que permitiram a venda caucionada de 2,4 milhões de ações preferenciais da Sercomtel, no valor de R$ 12 milhões. Vencido o prazo para resgate das ações, o município não efetuou o pagamento do empréstimo mesmo tendo em caixa os recursos obtidos com a venda de 45% das ações da telefônica londrinense à Copel, que rendeu R$ 186 milhões.
Em junho de 2000, uma auditoria interna do Banestado concluiu que a operação foi irregular porque não teria obedecido formalidades legais. Conforme o entendimento da Justiça Federal, a negociação teria violado regras do sistema financeiro nacional, além de ter resultado na aquisição de ações não negociáveis em bolsa, ocasionando prejuízo à Banestado Corretora.
A sentença acolheu parcialmente a acusação, com a condenação dos dirigentes da Banestado Corretora Rodrigo Pereira Gomes Júnior e Raul Félix, a três anos e seis meses de reclusão e a multa de até 250 salários mínimos. A pena de reclusão foi substituída por pena de prestação de serviços. Dois ex-dirigentes da Sercomtel foram absolvidos. A decisão ainda poderá ser contestada. A reportagem não conseguiu entrar em contato com o advogado de Gomes Júnior e Félix, Alexandre Chemim.