Com auditório lotado, a Câmara de Vereadores de Londrina aprovou ontem a criação de 12 cargos para enfermeiros em segunda discussão e 493 para agentes comunitários de saúde. Ainda dependente de segunda apreciação, os agentes tentarão, depois, incluir na prova do futuro concurso pontuação por tempo de atuação na área.
Os dois projetos chegaram ao Legislativo ainda no mês de maio e tiveram a tramitação acelerada devido ao tempo exíguo. Para isso, as comissões técnicas da Câmara elaboraram pareceres a toque de caixa – os dos agentes comunitários de saúde terminaram ainda durante a sessão.
A preocupação com relação aos enfermeiros é que os profissionais foram aprovados em concurso que vence no próximo dia 4 de abril, sem possibilidade de prorrogação. A proposta já foi encaminhada para sanção do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) para que sejam chamados antes da data final.
No caso dos agentes comunitários de saúde, os aprovados só poderão ser convocados durante o período eleitoral se o resultado do certame for homologado 90 dias antes do pleito. Porém, após a segunda votação, amanhã, e sanção do Executivo, ainda será necessário contratar empresa para elaborar e aplicar as provas.
A aprovação dos projetos foi aplaudida por quem estava presente. A delegada regional do Sindicato dos Agentes de Saúde do Paraná, Márcia Kitano, diz que os cargos resolverão uma pendência para a categoria. Entretanto, caso tivessem sido criados quando a função foi regulamentada pelo governo federal, em 2006, eles poderiam ter sido incorporados à administração municipal sem a necessidade de concurso público.
Ela confirma que os atuais agentes, contratados temporariamente por processo seletivo, sabem que terão de disputar as vagas com qualquer outro candidato. Porém, tentarão incluir a experiência na prova de títulos. "Nós passamos por treinamento e certificações. Não aproveitar isso seria desperdício do dinheiro público", argumenta.