A Mesa Executiva da Câmara de Londrina comunicou o vereador Boca Aberta (PR) sobre a instauração de processo na Comissão de Ética do Legislativo
A Mesa Executiva da Câmara de Londrina comunicou o vereador Boca Aberta (PR) sobre a instauração de processo na Comissão de Ética do Legislativo | Foto: Devanir Parra/CML



Um dia depois de receber a representação do Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná (Sindmed) contra o vereador Emerson Petriv (PR), o Boca Aberta, a Mesa Executiva da Câmara de Londrina se reuniu, nessa sexta-feira (13), com o parlamentar para informá-lo, oficialmente, sobre o pedido de instauração de processo na Comissão de Ética da Casa. Agora, o caso passa para análise da assessoria jurídica do Legislativo.
O Sindmed, o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Secretaria Municipal da Saúde apontam conduta ofensiva e desrespeitosa de Boca Aberta em relação aos profissionais de saúde, causando transtornos e comprometendo o atendimento dos pacientes em fiscalizações feitas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Jardim do Sol.
Na reunião, o vereador também protocolou documentos com a sua versão dos fatos e solicita, igualmente, providências por parte da Câmara. "Apresentei os documentos, as imagens que comprovam a nossa atuação. Tenho um jeito estabanado, mas é meu jeito, não houve excessos. Vocês me conhecem antes de ser vereador, já faço esse trabalho há muito tempo. O que os maus médicos estão questionando é a minha conduta, mas hoje tem que ser questionada a saúde de Londrina", disse o parlamentar, que batizou as suas incursões nos postos como "blitz da saúde".
Em entrevista coletiva o vereador defendeu, ainda, que está amparado pela Constituição Federal, que em seu artigo 29, inciso VIII, prevê a inviolabilidade dos vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do município.
O presidente da Casa, Mário Takahashi (PV), disse que todos os documentos protocolados serão encaminhados à assessoria jurídica do Legislativo para análise formal e, se for o caso, posterior encaminhamento à Comissão de Ética, que terá a indicação dos membros na primeira sessão ordinária do ano, no dia 2 de fevereiro.
Conforme Takahashi, "ele (Boca Aberta) protocolou vídeos feitos nos dois episódios, passamos a ele todas as documentações apresentadas na reunião anterior pelo sindicados dos médicos e profissionais da saúde para que todas as partes tenham os conteúdos mencionados".