Curitiba - Rodovias pedagiadas e o ferry-boat que faz a travessia de veículos até Guaratuba, no litoral paranaense, estão na lista de concessões a serem vigiadas pela nova Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar). Por indicação do governador Beto Richa, o engenheiro Antônio José Correia Ribas será o diretor-presidente da agência durante a estruturação do órgão. Ele presidiu a Usina Itaipu Binacional por um curto período de tempo em 2002, entre a saída de Euclides Scalco (PSDB) e a posse de Jorge Samek (PT), no início do ano seguinte.
Diferente da última vez em que tramitou pela Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, a aprovação dos nomes indicados pelo governador Beto Richa para a diretoria da Agepar passou tranquilamente ontem pela Comissão de Obras da AL. Pendente desde 2002, a primeira tentativa de ressuscitar a agência ocorreu no ano passado, quando sindicatos mobilizaram-se para barrar a inclusão dos setores de energia e saneamento no âmbito da Agepar. A ampliação era defendida pelo atual secretário estadual de Planejamento, Cássio Taniguchi (DEM), mas despertou medo de privatização nos sindicalistas.
Com a inclusão do termo ''infraestrutura'' no nome da Agepar, a polêmica foi posta de lado. Somente os deputados estaduais membros da comissão participaram da ''sabatina'' aos indicados de Beto Richa, realizada rapidamente. Ribas definiu como prioridades a fiscalização dos serviços de transportes de passageiros, das travessias e das rodovias pedagiadas. Ele terá 180 dias após a nomeação para transformar a promessa em realidade.
Após a reunião na AL, Ribas e os outros quatro indicados foram percorrer imóveis públicos desocupados em Curitiba, para escolher onde será a sede física da Agepar. Maurício Ferrante será o diretor jurídico da agência, José Alfredo Stratmann cuidará da Fiscalização e Ney Teixeira de Freitas Guimarães será o diretor de Tarifas e Estudos Econômicos e Financeiros. As relações institucionais ficaram com Nelson de Marco Rodrigues. Todos têm passagens anteriores por órgãos públicos. A expectativa da primeira diretoria da Agepar é realizar um concurso público em breve, para a contratação de 50 especialistas na área.