Curitiba - O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), trocou novamente o comando da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Ubirajara Ayres Gasparin foi nomeado na última segunda-feira, no lugar de Marisa Zandonai, que estava no cargo como interina desde outubro de 2013. A troca foi formalizada por meio de dois decretos, publicados anteontem no Diário Oficial do Executivo.
Segundo a assessoria de imprensa do Palácio Iguaçu, a substituição não tem motivo especial e se deu devido a uma "mudança de rumos" na PGE. Ainda conforme o órgão, o governador agradeceu o "bom trabalho" executado por Marisa Zandonai, que seguirá na PGE, em cargo a ser definido. Tanto ela como Gasparin são servidores de carreira da PGE.
Já sobre o fato de Marisa ter permanecido como procuradora-geral em exercício, e não efetiva, durante toda a sua gestão, a administração estadual argumentou que a situação não trouxe qualquer prejuízo à PGE, tendo ocorrido somente por uma questão de "avaliação interna".
Ubirajara Gasparin é o quinto ocupante do posto na gestão Beto Richa. Também já passaram pela PGE Ivan Bonilha (que foi para o Tribunal de Contas), Júlio César Zem e Jozélia Nogueira, a última substituída após sua nomeação para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), função que ocupou por cinco meses, até a nomeação de Luiz Eduardo Sebastiani para a pasta.
O procurador-geral é uma espécie de advogado do Estado, a quem compete, além da direção do órgão, a representação jurídica e a consultoria direta e pessoal aos secretários e ao próprio chefe do Executivo.