O engenheiro João Alberto Verçosa Silva, funcionário de carreira da Cohab (Companhia de Habitação de Londrina), assumiu o comando da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, em substituição a Fernando Tunouti, servidor concursado da prefeitura que estava no cargo desde janeiro. Verçosa, que ocupava o cargo de diretor técnico da Cohab neste governo e que presidiu a companhia no governo do ex-prefeito Barbosa Neto (2009-2012), tem a missão de "dar mais agilidade à secretaria", segundo afirmou.

"É uma determinação do prefeito impor um dinamismo maior nessa área de liberação de projetos particulares especialmente porque a liberação de obras aquece a indústria da construção e precisamos deste aquecimento neste momento de crise", comentou o novo secretário. Além da liberação dos projetos, também é função da pasta o acompanhamento da execução de obras públicas municipais, entre elas, as obras viárias. "Também precisamos dar atenção especial às pavimentações asfálticas e operações de tapa-buraco porque a malha é antiga e sem agilidade acaba se deteriorando de forma mais rápida."

Um terceiro eixo do trabalho é a execução de projetos que - ainda que não sejam implementados por falta de recursos municipais - precisam ser feitos para que o município possa solicitar verbas estaduais e federais ou mesmo financiamentos. "Tenho extensa experiência na vida pública e nossa intenção é contribuir." Entre as funções que Verçosa já desempenho na prefeitura, desde 1987, quando ingressou na Cohab, estão a de diretor técnico da Codel (Instituto de Desenvolvimento) e a de diretor de Operações da CMTU (Companhia de Trânsito e Urbanização), além de já ter trabalhado na Vigilância Sanitária e na Defesa Civil.

O motivo da saída de Tunouti não foi comentado. Em entrevista ao Núcleo de Comunicação, o prefeito agradeceu ao ex-secretário e informou que ele retoma as atribuições de servidor.

Verçosa é a quarta mudança na administração de Belinati. A primeira foi a substituição de Luiz Carlos Menezes Deliberador por Evaristo Kuceki na Defesa Social. Deliberador foi exonerado em 24 de janeiro; em seguida, Luiz Kouri deixou a Secretaria de Saúde e o servidor Felipe Machado assumiu a pasta em 6 de março; no final de maio, Fábio Cavazotti assumiu a Gestão Pública, em substituição a Margareth Socorro de Oliveira, que passou a responder apenas pela Secretaria de Recursos Humanos.