Imagem ilustrativa da imagem Belinati é eleito prefeito de Londrina
| Foto: Ricardo Chicarelli



O pepista Marcelo Belinati foi eleito prefeito de Londrina neste domingo (2) com 136.360 votos ou 51,57% do total. O candidato do PSDB, Valter Orsi, somou 93.415 votos (35,33%), mas não conseguiu levar a disputa para o segundo turno.

Em terceiro lugar nas votações, André Trindade, do PPS, fechou sua primeira participação em eleição para prefeito com 17.452 votos ou 6,60%. Sandra Graça, do PRB, somou 7.904 votos ou 2,99%; Odarlone Orente, do PT, teve 4.646 votos ou 1,76%, Paulo Silva, do PSOL, fez 3.067 votos ou 1,16%, Luciano Odebrecht, do PMN, somou 1.579 votos ou 0,60% e Flavia Romagnoli, da Rede Sustentabilidade, que teve sua candidatura indeferida somou 890 votos.

Imagem ilustrativa da imagem Belinati é eleito prefeito de Londrina
| Foto: Ricardo Chicarelli



Belinati ficou na frente da disputa durante toda a apuração, que durou pouco mais de uma hora. Assim que o resultado foi finalizado, ele fez festa com a família no condomínio onde mora, na zona sul de Londrina. Em sua primeiro entrevista coletiva como prefeito eleito da cidade, Belinati destacou que já pretende começar a trabalhar amanhã.



"A gente só tem palavras de agradecimento à população de Londrina, a Deus, minha família, que é uma família honrada, e aos profissionais liberais, comerciantes, funcionários públicos, que acordam de manhã para trabalhar. Só tenho palavras de gratidão e vou honrar muito mesmo cada um dos cidadãos londrineses", disse.

Ele comentou que sua vitória "é muito emocionante na história de vida da cidade, porque nunca um prefeito eleito foi eleito no primeiro turno". "Eu sei o tamanho da minha responsabiliade e vou dar o melhor de mim. Vamos passar momentos difíceis sim, sabemos dos problemas financeiros que vamos enfrentar, mas não tem cidade melhor que a nossa. Precisamos corrigir alguns rumos para fazer de Londrina uma cidade muito mais justa, humana, generosa e para todos."



Quanto à relação com os demais candidatos à prefeitura londrinense, Belinati declarou que "cabe ao prefeito eleito promover a união da cidade". "Da minha parte fiz uma campanha do bem, com propostas, e quero deixar meu respeito aos demais candidatos. Sei que Londrina precisa demais deles para reivindicarmos aos governos estadual e federal o que temos direito, com metas e foco."

Para ele, "o prefeito tem que agregar, unir todos para fazer Londrina crescer". Por isso, sugeriu que sua relação com os novos vereadores que irão compor a Câmara de Londrina no próximo ano será "institucional". "Será a melhor relação possível. Através do diálogo que se constrói as soluções."

(Atualizada às 19h15)