A Câmara de Vereadores de Londrina aprovou na tarde de ontem por unanimidade, em primeira discussão, o projeto do Executivo que autoriza a utilização de cerca de 3,2 milhões de ações preferenciais que a Prefeitura de Londrina detém da Sercomtel, porém sem direito a voto, para indenizar antigos proprietários de linhas telefônicas da empresa. O repasse será feito por meio de acordos extrajudiciais ou para o cumprimento das decisões judiciais já em curso. Se for aprovada em mais uma votação, 69,1 mil pessoas seriam beneficiadas pela matéria.
O projeto foi aprovado em primeira discussão sem emendas, mas deve receber modificações na segunda discussão. O vereador Joel Garcia (PP), presidente da Comissão de Finanças, já tinha previsto uma emenda no projeto, que determinava um prazo para que a prefeitura terminasse de repassar as ações aos antigos proprietários, mas ela não foi discutida na tarde de ontem porque o parlamentar não estava na Casa.
De acordo com o balanço da Sercomtel, apresentado em dezembro de 2010, a empresa possui cerca de 10 milhões de ações preferenciais nominativas sem direito a voto. Deste grupo, seriam utilizadas cerca de 3,2 milhões, gerando um impacto de aproximadamente R$ 26 milhões para os cofres municipais.
O líder do Executivo na Casa, vereador Jairo Tamura (PSB), pediu para que na próxima votação um representante da Sercomtel fosse até o plenário para explicar aos vereadores a matéria já que, segundo ele, ''até agora tem vereador que não entendeu''. O projeto deve voltar para a pauta na próxima sessão da Câmara, terça-feira.