São Paulo - O ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, declarou nesta quinta-feira (20) que "o apartamento era do presidente Lula". O executivo se referia ao tríplex do Condomínio do Edifício Solaris, no Guarujá, na Baixada Santista. "O sr. entende que deu a propriedade do apartamento para o presidente?", indagou o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins. "O apartamento era do presidente Lula. Desde o dia que me passaram para estudar os empreendimentos da Bancoop já foi me dito que era do presidente Lula e sua família e que eu não comercializasse e tratasse aquilo como propriedade do presidente", afirmou o empreiteiro.

A denúncia do Ministério Público Federal sustenta que Lula recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio - de um valor de R$ 87 milhões de corrupção - da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012. As acusações contra Lula são relativas ao recebimento de vantagens ilícitas da empreiteira OAS por meio de um triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, e ao armazenamento de bens do acervo presidencial, mantido pela Granero de 2011 a 2016.

Zanin questionou Léo Pinheiro sobre a chave do apartamento. "Não existia a chave, porque não existia o andar feito", afirmou. O empreiteiro citou o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. "O João Vaccari conversou comigo, dizendo que esse apartamento, a família tinha a opção de um apartamento tipo, tinha comprado cotas e tal, mas que esse apartamento que eles tinham comprado estava liberado para eu comercializar. E foi comercializado e foi vendido. E que o triplex, eu não fizesse absolutamente nada em termo de comercialização."

DEFESA
Em nota, Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Lula, afirmou:
"Léo Pinheiro no lugar de se defender em seu interrogatório, hoje, na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, contou uma versão acordada com o MPF como pressuposto para aceitação de uma delação premiada que poderá tirá-lo da prisão.

É a palavra dele contra o depoimento de 73 testemunhas, inclusive funcionários da OAS, negando ser Lula o dono do imóvel".