Imagem ilustrativa da imagem Amauri lamenta reação com soco, que teria quebrado nariz de Boca Aberta
| Foto: Reprodução/Whatsapp

O vereador Amauri Cardoso disse que uma crítica às blitze em unidades públicas de saúde que expõem equipes médicas, durante a 14ª Conferência Municipal de Saúde, deflagrou o desentendimento que o levou a atingir o deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta (Pros) na manhã deste sábado (23).

Já Boca Aberta sofreu uma fratura no nariz e deve passar por cirurgia, segundo seu filho, o deputado estadual Matheus Vinicius Ribeiro Petriv, o Boca Aberta Jr. (PRTB).

Veja o momento da agressão:

Após o episódio, Amauri seguiu para a CML (Câmara Municipal de Londrina), acompanhado de seu advogado, onde disse que vai entrar com medida protetiva contra o deputado. Ele disse que não teme punição no Legislativo londrinense e afirmou que está indignado com o que ocorreu.

Confira trecho da entrevista coletiva:

Amauri disse que representava a Câmara de Londrina na conferência e, durante sua fala, disse que, assim como os professores são importantes para a educação, também os médicos são para a área de saúde.

Neste contexto, criticou uma blitz feita em uma unidade de saúde em Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina), feita pelo deputado federal, mesmo sem citar seu nome, e defendeu a elaboração de uma moção de repúdio contra o ato. A ação do deputado já foi alvo de uma moção de repúdio por parte do Sindmed (Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná) – leia mais no Porta Bonde

Ao sair da conferência, Amauri disse ter sido abordado por Boca Aberta e seus assessores, que passaram a filmá-lo e agredi-lo verbalmente. Amauri argumenta que o deputado chegou a tocá-lo e, neste momento, num reflexo, acertou o soco.

Após a agressão, o vereador tentou deixar o local, em um veículo dirigido pelo também vereador Emanoel Gomes (PRB). Neste momento, segundo Amauri, Boca Aberta o prendeu em uma “gravata”, empurrou seu rosto contra o carro, machucando os lábios, e pressionou sua cabeça com a porta do veículo.

Amauri disse que fez boletim de ocorrência e exame no IML (Instituto Médico Legal) e que vai entrar com medidas legais contra o deputado. Ele também disse que errou ao agredir Boca Aberta e desculpou-se com seus eleitores, pedindo “empatia”. “Imaginem como reagiriam sendo atacados”, comparou.

No hospital

Após o ocorrido o deputado federal foi levado para o Hospital do Coração de Londrina para cuidados médicos. Segundo Boca Aberta Jr. (PRTB), seu pai sofreu uma fratura no nariz, pode ter sofrido trauma de dente e terá de passar por cirurgia, após a região desinchar.

Segundo Boca Aberta Jr., a confusão ocorreu quando o deputado federal foi perguntar ao vereador “por que ele votou a favor do aumento do IPTU”.”Mas, no momento em que meu pai chegou perto, ele [vereador] só virou um murro no rosto”, disse o deputado estadual.

Após a agressão, de sangue quente, Boca Aberta continuou o bate-boca, mas, quando a pressão caiu, o deputado federal foi sentar-se no ponto de ônibus, desmaiou e caiu no chão. Foi quando o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para socorrê-lo.

Boca Aberta Jr. nega que seu pai tenha agredido Amauri. “Ele não deu a gravata. Só segurou a porta para que o vereador não fosse embora, para dar o flagrante. Mas ainda vai ter [o flagrante], porque não deu 24 horas [transcorridas após a ocorrência”, opina. Segundo ele, a Polícia Federal já conversou com o deputado federal para o registro do fato.

(Colaborou Isabela Fleischmann)