Brasília - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que enviará nos próximos dias à primeira instância do Ministério Público as informações prestadas pelo empresário mineiro Marcos Valério na tentativa de envolver diretamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao esquema do mensalão.
''Estou apenas concluindo a análise para que possa efetivamente verificar se não há qualquer pessoa com prerrogativa de foro envolvida e, em não havendo, como o ex-presidente já não detém essa prerrogativa de foro, a hipótese será de envio à procuradoria da República em primeiro grau'', disse ao sair de sessão do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).
Questionado se, ao enviar o caso para o primeiro grau, poderia fazer alguma orientação, ou apontar possíveis indícios contra Lula, Gurgel respondeu que não. ''Não cabe, porque o procurador-geral da República já não detém atribuição para oficiar nesses autos, então qualquer juízo que eu fizesse seria indevido e até uma interferência indébita na atuação do colega.''
Assim que o caso for enviado, os procuradores da República que atuam na primeira instância farão uma avaliação preliminar sobre a necessidade de novas investigações. Se entenderem que o caso deve ser apurado, decidirão abrir uma investigação sobre a atuação do ex-presidente no caso do mensalão, que ocorreu nos dois primeiros anos de seu mandato (2003-2010). Se, por outro lado, avaliarem que as informações prestadas por Valério são fracas, poderão arquivar o caso diretamente.