A partir de quarta-feira (22), a Associação Comercial de Industrial de Londrina (ACIL) vai realizar uma série de sabatinas com os candidatos a prefeito de Londrina, intitulada "Sua Excelência, o Eleitor". Em dias separados, os candidatos vão responder a questões sobre o desenvolvimento da cidade formuladas pela ACIL e também pelo público participante. As sabatinas com os candidatos estão marcadas para o período entre 22 e 29 de agosto, sempre com início às 8h30, no Auditório David Dequêch, na ACIL.

Para Valmor Venturini (PSOL), que abre a série de debates nesta quarta-feira, o encontro será uma oportunidade importante para esclarecer os pontos de vista e expor as plataformas de sua candidatura pela Frente de Esquerda. "Fiquei muito honrado com o convite. É no debate que veremos nossas divergências e convergências e poderemos discutir melhor cada ponto. A cidade tem que ser boa para todos", disse Valmor.

Márcia Lopes (PT), que falará na quinta-feira, lamenta a crise política que a cidade atravessa, mas encontra espaço para otimismo. "Em razão dos desmandos administrativos e da falta de compromisso com a ética e a transparência, o desenvolvimento econômico e social é prejudicado. Mas o momento, acima de tudo, é de esperança, pois a superação e o crescimento são nossas vocações", afirmou a candidata.

Luiz Eduardo Cheida (PMDB) definiu a série de debates como "encontro privilegiado com lideranças e convidados, que oportuniza o diálogo e a apreciação das propostas para novas políticas públicas, em especial o desenvolvimento econômico e social da cidade". Segundo ele, a iniciativa da ACIL "eleva a qualidade da campanha à Prefeitura de Londrina".

Para Alexandre Kireff, os encontros com candidatos na ACIL oferecem a possibilidade de uma discussão de ideias em alto nível. "A expectativa é que essa ação dê qualidade ao debate político. O esclarecimento das propostas é fundamental para que não seja uma campanha de propaganda e sim de conteúdo e conhecimento das propostas dos candidatos", comentou Kireeff.

"Nossa campanha é de propostas e consideramos fundamentais as oportunidades para apresentarmos nosso plano de governo", declarou o candidato Marcelo Belinati (PP). "A ACIL faz parte da história de Londrina e queremos ter a entidade e seus associados ao nosso lado, num grande projeto para o desenvolvimento econômico da cidade."

O candidato do PDT, Homero Barbosa Neto, que encerrará a série de debates, parabenizou a ACIL pela iniciativa. "Será a oportunidade de apresentarmos as ações como o Estatuto do Micro e Pequeno Empreendedor, que possibilitou 6.200 trabalhadores se formalizarem, a pedagogia empreendedora nas escolas municipais, o apoio ao Arco Norte e outras medidas que fomentam o desenvolvimento da cidade."

Na semana passado, os candidatos à Prefeitura de Londrina assinaram o Plano de Transparência e Controle Social, proposto pelo Observatório de Gestão Pública, em encontro no auditório da ACIL.

Cronograma de debates

Valmor Venturini (PSOL) – 22 de agosto (quarta)
Márcia Lopes (PT) – 23 de agosto (quinta)
Luiz Eduardo Cheida (PMDB) – 24 de agosto (sexta)
Alexandre Kireeff (PSD) – 27 de agosto (segunda)
Marcelo Belinati (PP) – 28 de agosto (terça)
Barbosa Neto (PDT) – 29 de agosto (quarta)