O último dia da série "Sua Excelência, o Eleitor", que ouviu os 6 candidatos a prefeito de Londrina, teve a participação de Barbosa Neto. Ele respondeu às perguntas e apresentou propostas de governo no auditório da ACIL na manhã desta quarta-feira (29).

Por que ser prefeito?
Poder servir Londrina é uma benção de Deus, fico feliz em estar as 6 horas da manhã atendendo as pessoas. Foram mais de 15 mil atendidas nesses 3 anos. O prefeito precisa ser embaixador da cidade e dar exemplo, o trabalho é o que nos motiva, cumprimos 85% da nossa meta de governo e queremos uma cidade melhor.

Industrialização
Acreditamos que a primeira ação no novo mandato deve ser transformar a Codel em agência de desenvolvimento. O Londrina perdeu muito quando ela ficou Idel, uma agência de desenvolvimento vai atrair empresas para cá, quando era Codel, tinha mais agilidade. Vamos aprovar o Plano Diretor e triplicar as áreas de zona industrial. Hoje, sem isso, ficamos de mãos atadas. Essas 2 ações são preponderantes para a partir daí buscar barracões e condomínios industriais. Vamos vender a cidade para o Brasil e para o Exterior. Não podemos nos esquecer que dependemos do governo do Estado, o ICMS depende do Estado.

Comércio e Serviços
Fizemos nesses 3 anos e 3 meses ações que foram muito importantes para que o comércio pudesse vender mais. Fizemos convênio com Sesc para transformar o antigo Cadeião em área cultural e doamos terreno na Av. Saul Elkind para capacitação dos londrinenses, são mais de 20 mil metros de área construída com bolsas de estudos para capacitar essa mão de obra. Melhoramos o centro da cidade com a reforma do Calçadão, a Rua Sergipe em parceria com ACIL e outras entidades. Acreditamos que o Calçadão pode ser o maior shopping a céu aberto do sul. Revitalizamos o centro, construímos o restaurante popular, combatemos os ambulantes, criamos as faixas exclusivas para ônibus – agora todos os caminhos levam a Roma. Queremos revitalizar ainda mais, colocar câmeras de segurança e iluminação para atrair mais pessoas para comprar no centro e adotar esse modelo em outras regiões, como fizemos na Maringá.

IPPUL e Codel
Ao contrário do que muita gente diz, o IPPUL teve aumento no número de funcionários e vamos contratar novos profissionais, antropólogos, geólogos, arquitetos, paisagistas, engenheiros parfa que ele seja planejador da nossa cidade. Com isso podemos melhorar o IPPUL. A Codel vamos criar escritório de projetos, é um convênio que pode ser feito com a própria ACIL, universidades, Convention, Observatório para que haja capacitação dos servidores com cursos de alto nível. Isso visando bons projetos. Há recursos em Brasília, aberturas de editais e queremos fazer a capacitação para ter projetos padronizados e buscar esses recursos.

Guarda Municipal
Ela desenvolve um trabalho fantástico em nossa cidade e temos que ampliar a guarda que ela é um sucesso. Ela precisa estar armada, fazer curso de capacitação de tiro, aumentar seu efetivo. Temos certeza que ela vai fazer seu papel, aliviando as polícias Civil e Militar. Hoje temos frota com 51 veículos, renovada, como poucas cidades tem e o desejo é chegar a 500 homens para que tenhamos um guarda em cada próprio público. Ela vai zelar pela segurança das pessoas e dos próprios públicos.

Centro de Convenções
Sou testemunha de como a falta do Centro de Convenções é ruim para a cidade. Vou citar as Olimpíadas escolares que ganhamos a condição de sediá-la em 2011, estava tudo certo, mas chegando aqui o calcanhar de aquiles foi o preço praticado pelo dono do centro de eventos. Queremos a construção de um centro, temos um terreno ao lado da Sociedade Rural do Paraná de 12 mil metros quadrados, fácil acesso, seria uma alternativa fazer essa doação ou mesmo um centro de eventos que fosse administrado pelas entidades. Temos que ter um espaço para abrigar eventos que isso movimenta a economia, a hotelaria, a gastronomia. Está no nosso plano de governo a construção do centro.

Saúde
Acredito que estamos no caminho certo. Adotamos o organograma pensado pelo INDG com novas atribuições que estão em diversas diretorias. Há muito corporativismo que tivemos que enfrentar, como os plantões à distância que a prefeitura pagava a conta. Isso foi um paradigma quebrado. Acabamos com a terceirização. Houve Comissão Especial de Investigação, fomos investigados pelo Tribunal de Contas do Estado, pelo Tribunal de Contas da União e não encontraram nenhuma responsabilidade do prefeito. A saúde é um processo, a prefeitura pagava 2 vezes mais com as terceirizações. Agora acabou, construímos 10 novas UBSs, um hospital e há novas obras. Ninguém fala dos avanços.

Cargos comissionados, transparência, secretarias
Quem inovou no brasil fomos nós, cortamos na própria carne ao governar com 50 cargos comissionados. Não contratamos mais que isso e gerou economia de R$ 15 milhões. Sobre transparência, vejo entidades se negando a publicar salários e nós colocamos todas as despesas no site. O site do Congresso em Foco estampou Londrina como a cidade de maior nível de transparência, ficamos atrás apenas de Brasília. Sobre secretarias, é demagogia dizer que há excesso. Criamos apenas a do Trabalho e os resultados falam por si, nunca Londrina esteve entre as 15 cidade que mais geraram emprego.

Educação
Tenho os dados do Ideb e gostaria de compartilhar. Há uma grande incompreensão, tivemos aumento na média de 5,34 para 5,85, nunca houve esse ganho antes. Buscamos a meritocracia, antes havia a aprovação automática, o aluno passava de ano. Para nós é um troféu não compactuar com o erro. A escola serve para nos corrigir e nos capacitar. Adotamos a pedagogia empreendedora e trouxe resultados. Não há receita de bolo.