Otimista, apegado à família e dependente da internet. Este é o perfil do universitário do século XXI, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc) nos cinco continentes sobre diversos aspectos da vida de mais de 17 mil universitários.

O trabalho faz um levantamento global dos estudantes, permitindo obter diferentes análises comparativas por região ou modelo econômico, por exemplo. Conforme a pesquisa, na América Latina, o Brasil se difere bastante das nações vizinhas e apresenta mais semelhanças com outros países emergentes, como a Índia.

Com relação a suas atitudes no mundo e na sociedade, os pesquisados consideram a globalização como uma oportunidade, mas são críticos em relação a muitos de seus efeitos. Assim mesmo, tendem a ver a democracia como a melhor forma de governo, apesar de serem críticos sobre as formas que ela é exercida atualmente. Apesar disso, suas tendências em relação às formas de governo, à sociedade e à economia, são bastante liberais.

A socióloga e professora do Instituto Universitário Ortega y Gasset, da Espanha, Rosa Aparicio Gómez, responsável pela pesquisa, diz que a maioria dos pesquisados se mostra muito otimista com o futuro e vê na universidade um caminho seguro para o ingresso no mercado de trabalho.

Os entrevistados se declaram ainda muito próximos à família e também dispostos a formar as suas próprias famílias. Quanto à religião, há uma tendência à secularização até mesmo em países tradicionalmente católicos, como Portugal, Espanha e Itália. Outro ponto comum entre os pesquisados é a total desconfiança com relação à prática e às instituições políticas.

Rosa adianta que, embora algumas tendências já chamem a atenção, os dados ainda são preliminares e deverão ser avaliados com mais profundidade. A previsão é de que o estudo seja finalizado em meados de 2013.

Leia a entrevista completa de socióloga e professora do Instituto Universitário Ortega y Gasset, da Espanha, Rosa Aparicio Gómez para a reporter Aline Vilalva em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.