O céu de Monet
Há alguns dias, morreu Monet, um cão da raça border collie, inteligente e brincalhão. Chamava-se assim por causa da pelagem colorida e iluminada, como as pinturas impressionistas de Claude Monet. Monet jogou-se no vazio do prédio em Umuarama na tentativa desesperada de fugir do barulho que mais o atormentava: os fogos de artifício. Assim como Monet, muitos cães morrem diariamente, atirando-se de janelas ou por parada cardíaca, tal é o medo que os fogos provocam nos animais. Também são vítimas os pássaros, os idosos, os internos de asilos, de quem nem sempre se conhece realmente a dor. Tão bom seria se, nas festas de fim de ano, as pessoas substituíssem o barulho inútil e mortífero por fogos de luz... Que bonito seria fazer o céu londrinense iluminado e colorido, como o céu de Monet.
LOREDANA LIMOLI (professora) – Londrina

PS do Hospital do Câncer
Gostaria de cumprimentar a direção do HCL (Hospital do Câncer de Londrina) pela inauguração do pronto atendimento. Aproveito a oportunidade para lembrar que todos nós, de Londrina e região, podemos ajudar o Hospital do Câncer. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem destinar uma parcela dom IR (imposto de renda) devido para o setor de oncologia pediátrica do hospital. A destinação não envolve pagamento de imposto a maior, apenas informamos a Receita Federal que desejamos que uma parte do imposto devido seja destinado ao HCL. As crianças que precisam de tratamento contra o câncer agradecem. Feliz Natal a todos.
DECIO LUIZ GAZZONI (engenheiro agrônomo )- Londrina

Aviso aos navegantes
Quem saía de férias no mês de janeiro, ao retornar, encontrava diversos carnês com vencimentos a partir do final do mês. Se era ruim, vai ficar pior. Agora, vai encontrar o IPTU com vencimento à vista para os dias 15 ou 16, portanto, podem estar vencidos no seu retorno. Ao serem questionados de não enviarem já em dezembro, informam que por lei não podem enviar impostos antes do ano referente ao imposto, portanto, só podem despachar no correio a partir do dia 2. Mais um complicador para quem paga pontualmente seus compromissos. Agora, que tomou conhecimento, boas férias.
ORLANDO DORIGO ANDREO (aposentado) – Londrina

Mais uma do governo
A tal da vistoria (com pagamento de taxas, não é?) para que o veículo possa ser licenciado é desculpa. O objetivo primeiro é mesmo o de preservar a vida? Conta outra vai. Por que os motoristas pagam os impostos dos carros e renovam suas habilitações? Eu respondo: porque se forem pegos numa blitz sem estar com tudo em dia, serão multados e dependendo o veículo apreendido e, ainda, no caso de acidentes com danos materiais ou vítimas, enfraquece sobremaneira sua defesa. Então, o mesmo critério pode ser – aliás já é – adotado em relação às condições do veículo. Ah! Mas não tem como, são muitos os veículos a serem vistoriados. Não são não. Um agente de trânsito num simples olhar filtra com segurança e detecta o veículo que está em condições ruins, com a maior facilidade. Vamos ser sinceros: com o belo e nobre pretexto de preservar a vida, o objetivo primeiro é arrecadar sim, como o foi com os estojos de primeiros socorros, o extintor e, por que não falar dos pedágios? Não é a condição ruim (com raríssimas exceções, é só ver as estatísticas) do automóvel que mata as pessoas e sim a não observância da legislação de trânsito. Então, mais fiscalização e menos boletos de pagamentos.
JOSÉ ROBERTO BRUNASSI (advogado) – Londrina

Mudança de zoneamento
Ao contrário do informado no título da reportagem sobre alteração de zoneamento em Londrina (Política, 15/12), o PL (projeto de lei) 80/2016 não liberou atividades comerciais em áreas residenciais. A matéria, de autoria do vereador Rony Alves (PTB), vai possibilitar que 23 atividades comerciais se instalem em ruas classificadas como ZC-6 (Zona Comercial Seis). Embora algumas dessas ruas também possuam casas e prédios, já constam como áreas comerciais pela Lei de Uso e Ocupação do Solo. Até então atividades como marmorarias, oficinas mecânicas, serralheria e funilaria só eram permitidas em zonas industriais e zoneamentos comerciais: ZC-3, ZC-4 e ZC-5. Aprovado por 14 votos contra seis na sessão de quinta-feira (14), o projeto segue para sanção do prefeito Marcelo Belinati (PP).

Correções
* Diferentemente do que informou chamada de capa na edição dessa sexta-feira (15), o caderno "Londrina Cidades Inteligentes – Conceitos, Planos e Ações" foi lançado na quinta (14) pelo Fórum Desenvolve Londrina.

* Ao contrário do informado no Editorial "O desaparecimento de crianças e adolescentes" (Opinião, 15/12), a reportagem sobre o drama de famílias de crianças e jovens desaparecidos foi publicada na edição dessa sexta-feira (15).

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal.E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br