'Programa menos médicos'
Conforme a imprensa veiculou semana passada, o governo Temer vai proibir por cinco anos a criação de novos cursos de medicina. Argumento? É para que não caia a qualidade do ensino nessa área. Nem para inventar desculpa melhor esse governo presta! Dizer que a qualidade do ensino será afetada é no mínimo um tapa na cara das excelentes instituições de ensino de todo o país e, principalmente, na dos brasileiros. Não sou de partido político nenhum, mas vejam a diferença: um trouxe médicos de fora para suprir necessidades internas; esse, ao contrário, não tem interesse algum quanto às nossas carências. A população brasileira vai crescer e envelhecer precisando cada vez mais desses profissionais e, durante esses cinco anos, quantos médicos se aposentarão ou deixarão de exercer suas atividades por motivos vários? Sabem aquela lei da oferta e da procura, de que quanto menos oferta maior o custo? Pois bem, é difícil de acreditar - e graças às inúmeras exceções que não implicam em generalizar - que uma classe tão nobre quanto à dos médicos sucumba aos interesses materiais em detrimento à vida, já que é isso mesmo, em última análise que será afetada pela medida desse governo venal.
JOSÉ ROBERTO BRUNASSI (advogado) – Londrina

Analogia entre escorpiões e políticos
Existem milhões de escorpiões e milhares de políticos em nosso país. Apesar da desproporção em relação ao número de escorpiões/políticos, podemos afirmar sem medo de errar que os políticos matam muito mais que os escorpiões. As recentes invasões dos bichinhos na Câmara dos Deputados têm colocado em polvorosa os nossos "queridos políticos". Em contrapartida, os brasileiros éticos e morais estão contentes com essa invasão e preocupados com o que pode acontecer com os escorpiões quando eles picarem os nossos políticos, visto que, o veneno dos nossos políticos é muito mais poderoso que o veneno dos nossos indefesos animais. Pesquisas demonstram que o número de mortes por ataques de escorpiões em nosso país é diminuto em relação às mortes causadas por desvios do dinheiro público pelos nossos políticos que deveriam ser aplicados na saúde, segurança, rodovias e outros. Prefiro me defrontar com um escorpião do que com um político que, na sua grande maioria, é mortal para os interesses do povo e herói para a sua família. Avante escorpiões!
ADONIRO PRIETO MATHIAS (contabilista) – Londrina

Meu Brasil varonil!
Partidos políticos no Brasil são formados pelos piores e mais perigosos quadrilheiros que se conhecem no país. Suas armas são suas canetas, que matam mais que uma R-15. Essas facções estão sob o comando maior de Brasília. São trinta e dois partidos (facções), ainda querem aumentar para 50, já que o "bolo" é suficiente para atender a todos. Realmente, 32 é muito pouco. Há a necessidade urgente para que isso aconteça, já que o país é o maior em extensão territorial, da América Latina. Só que no Brasil podemos resumir com a seguinte regra de três: quanto mais coça, mais aumenta a coceira, consequentemente, o número de chupanças também. A economia do país, bem como a política e demais excrescências estão sepultando esse gigante adormecido, chamado Brasil! A Justiça prende e aqueles ministros (os de sempre) mandam soltar. Isso quando a própria Assembleia Legislativa de alguns Estados age como verdadeira defensora de bandidos. Segundo o artigo 101 da Carta Magna, o Supremo Tribunal Federal é composto por onze ministros escolhidos dentre cidadãos de mais de 35 e menos de 65 anos de idade e notável saber jurídico e reputação ilibada. Engraçado, notável saber jurídico, mas cada um pensa de um modo; agora reputação ilibada? Segundo o "Aurélio", ilibado significa: puro, imaculável, impecável. Pelo jeito, alguns ministros desconhecem o significado desses adjetivos ou se fazem de mortos!
WILSON OLIVEIRA TRINDADE (bacharel em Direito) – Londrina

Cultura de paz
Muita gente separa a violência socialmente aceita da considerada hedionda. Acham que uma não tem nada a ver com a outra. A aceita socialmente, racionalizam como esportes, descarregar energias etc. Uma luta de boxe valorizada socialmente e com muitos adeptos, onde os lutadores (geralmente dois) ficam se esmurrando e aquele que bate mais e ganha a luta recebe a absurda importância de R$ 620 milhões. Isso é irracionalidade e violência? Quer dizer, com a violência valorizada tanto assim, as crianças que ainda não têm a mente formada o que irão aprender? Que a paz vale a pena? Com a violência valorizada tanto assim, elas irão aprender que a violência vale muito a pena. Então, uma sociedade que valorizasse a paz teria que ser muito mais promovida e difundida com ações e grandes prêmios para as pessoas que ajam e promovam o bem e a paz social.
SWAMI VERONESI (músico) – Santo Antônio da Platina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br