Democracia
A democracia, concebida na Grécia antiga por Aristóteles, foi modernizada por Montesquieu consequência das reformas viabilizadas pela revolução francesa. No Brasil, lamentavelmente, os princípios basilares são ignorados pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O caixa dois corrompe o exercício do poder pelo povo, as propinas recebidas por muitos parlamentares desonestos distorcem o resultado dos pleitos através da compra de votos. O parlamento, em sua grande maioria, coloca-se a serviço do poder econômico, transacionando emendas ou leis em troca de dinheiro. O Executivo usurpa o Congresso, legislando por medidas provisórias. O governo ainda corrompe o Congresso oferecendo milhares de cargos em troca de apoio incondicional. O presidente da República associa-se ao Congresso para beneficiar empresas devedoras com anistias escandalosas de suas dívidas perante à União, desequilibrando as contas públicas. O Judiciário também peca por corrupção e fisiologismo, priorizando ou tratando com vantagens profissionais aparentados, como tem sido divulgado pela imprensa nacional. O STF, órgão máximo do Judiciário, é enxovalhado no momento em que os juízes são nomeados pelo presidente da República, cujos desvios podem vir a ser julgados pelos ministros do STF. Enfim, o sistema de freios e contrapesos é deixado de lado pelo interesse de cada poder.
IZAIAS MORAES (contador) – Londrina

Pedágio e quadrilhão em ação
Excelentes os comentários dos srs. Tadeu Stultzer e Ludinei Picelli (Opinião, 15/11). Quanto à opinião do sr. Stultzer, ainda acrescento que realmente a exploradora do pedágio, especialmente no trecho Londrina/Ourinhos, veio tão-somente para extorquir os usuários com preços exorbitantes. É a galinha dos ovos de ouro da exploradora. Quanto à duplicação do trecho Londrina/Cornélio Procópio, darão início pouco antes do término da concessão para que tenha falso motivo para a renovação do contrato de exploração. Isto porque, em 20 anos, o dinheiro arrecadado não sobrou para a duplicação. Se houver renovação, é possível que haja duplicação. Quanto ao quadrilhão em ação, de fato a razão lhe assiste, sr. Picelli. O atual diretor da PF, nomeado com o dedo do cadáver insepulto José Sarney e corruptos como Eliseu Padilha, Michel Temer e Romero Jucá, por exemplo, veio com a finalidade de estancar a "sangria", porque agora chegou o momento dos políticos corruptos irem para a cadeia. Se bem que isso demorará séculos, pois o corrupto com foro privilegiado será "julgado" pelo STF. Esse julgamento irá para as calendas gregas. O povo nada pode esperar dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O povo está no meio do mar à deriva!
ODAIR MEDEIROS (aposentado) - Santo Antônio da Platina

Tributo aos nossos heróis
Gostaria de parabenizar e prestar um justo tributo aos bombeiros, nossos verdadeiros heróis! Inigualáveis nos atendimentos, dedicação ao próximo, arriscando as próprias vidas! Com galhardia e esmero, atuam em diversos setores em prol da comunidade. Já tiveram sede na Rua Andirá, no Jardim Shangri-lá e hoje na Rua Tietê, com sede e frota impecáveis. Nós, cidadãos de todos os segmentos, devemos reverenciar a quem nos causa apenas orgulho e admiração, como benfeitores da humanidade. Não devemos esquecer do empresário Pedro Barbosa Lopes e sua família que reformaram uma viatura, dedicando seu apreço e amor por nossa cidade. Todos, sem distinção de classe social, devem se orgulhar de quem nunca pediu nada em troca de sua abnegação e amor a Londrina!
MOISÉS DOS SANTOS (entregador de gás) – Londrina

A FOLHA e o leitor
Dos 69 anos da Folha de Londrina, tive o prazer de ter participado com várias crônicas de quarta-feira e de algumas colaborações que fizeram as pessoas pensarem de um jeito diferente porque o espaço do leitor tem esta opção para se expor ideias e opiniões. Democraticamente, criticamos o que é errado e todos os colaboradores têm neste jornal o direito de mostrar que tudo tem três lados: o certo, o errado e o que achamos certo. Parabéns à FOLHA por ser um jornal plural a um povo singular.
MANOEL JOSÉ RODRIGUES (assistente administrativo) - Alvorada do Sul

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br