Pedágios e conservação nas rodovias
Beira a ironia a notícia sobre a queda da qualidade em conservação/manutenção nas rodovia", segundo pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte). Como cair algo que nunca existiu? A capina nas margens, pintura na faixa de rolamento e tapa-buracos, o DER já fazia anteriormente, e melhor, diga-se de passagem. Os bilhões arrecadados pelas quadrilhas – não há como usar outro termo – engordam os bolsos dos integrantes dos três podres poderes, pois a contrapartida nunca existiu, como se pode verificar nessa extorsão praticada desde 1997. Para duplicar o trecho Londrina-Cornélio Procópio, a exploradora (no sentido exato dessa palavra) exigiu ainda muitos anos de arrecadação, e nos quedamos inertes. Os motoristas são explorados diuturnamente sem poder sequer fazer valer seu direito de ir e vir. E o Poder Judiciário diz nada poder fazer visto as cláusulas absurdas contidas nos contratos firmados entre o desgoverno lernista e elas. Justiça? Ora bolas, a Justiça desapareceu ou de tão envergonhada não quer se intrometer. O Brasil precisa urgentemente ser passado a limpo (se é que me entendem!)
TADEU STULZER (advogado) - Londrina

Quadrilhão em ação
Dissimuladamente, mas com muita ousadia, continuam as tentativas do quadrilhão instalado no poder para abafar a Operação Lava Jato. Foi patético e abominável assistir os investigados José Sarney (que nenhum mandato exerce), Eliseu Padilha e Augusto Nardes (presidente do TCU e alvo da operação Zelotes), sob a égide do denunciado Michel Temer, trocarem inopinadamente o comando da Polícia Federal. Pior, ainda, a notícia de que o ministro da Justiça, a quem o diretor-geral da PF é subordinado, foi o último a saber da substituição. E o discurso "engana trouxa" está bem concatenado e ardilosamente propagandeado: "As investigações da Lava Jato continuarão sendo feitas normalmente e até ampliadas", enfatizam esses malandros refinados. A mudança no comando da PF faz parte do plano de "estancar a sangria", como preconizou Romero Jucá, justamente nesse momento mais crucial, quando as investigações se aprofundam sobre os corruptos da cúpula do seu partido. Também é fato preocupante que o novo diretor é gente da roda social dos seus padrinhos. Portanto, estamos diante de mais uma manobra viciada, rasteira e desonesta para livrar corruptos das garras da Justiça e enfraquecer a Operação Lava Jato. Esperamos que o sempre brioso corpo funcional dessa instituição tão querida pelos brasileiros, a Policia Federal, saiba resistir às estocadas das forças danosas que poderão advir para atrapalhar as investigações. A prova dessa investida vergonhosa e descarada pela impunidade dos criminosos foi o pedido oficial que Temer fez ao ministro Edson Fachin para paralisar o processo que investiga Geddel V. Lima, Eduardo Cunha, Henrique Alves e Rocha Loures. Eles roubam o dinheiro público, zombam da cara do povo e sarcasticamente debocham da nossa Justiça.
LUDINEI PICELLI (administrador de empresas) – Londrina

Racismo e discriminação
Sinceramente, não vejo motivo para tanta ênfase no que tange aos mais variados eventos que se realizam no Dia da Consciência Negra (20/11). O respeito a todas as pessoas deve ser diário, constante e ininterrupto, independentemente da cor da pele, da idade, do credo religioso e de outros fatores mais. Não é um dia especificado no calendário anual que irá influenciar um indivíduo discriminativo a mudar a sua conduta ou o seu caráter, pois, raríssimas exceções, "pau que nasce torto, sempre morre torto".
LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) – Cambé

Parabéns à FOLHA
Parabéns ao grupo Folha de Londrina, a seus diretores e funcionários pelos 69 anos de vida. Desde 1948 é o mais importante veículo impresso do Paraná. Sou testemunha das manifestações de apoio do grupo pelo seu fundador sr. João Milanez nas grandes conquistas de Londrina, como as importações de Zebu da Índia em 1960 e 1962 por Celso Garcia Cid; a criação do Iapar em 1972; a Embrapa; Ouro Verde; UEL e tantos outros ativos que contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade e região. Milanez sempre dizia que apoiava o que era bom para Londrina, ao Paraná e Brasil.
MOACIR NORBERTO SGARIONI (presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br