'Nada a comemorar'
Excelente a entrevista concedida pelo professor de história da Universidade Mackenzie de São Paulo, Sérgio Ribeiro Santos (Entrevista, 16/09). Um texto muito esclarecedor, cuja leitura e entendimento são necessários, principalmente aos mais jovens que se deixam manipular por agentes da esquerda rançosa, radical e libertina, que atuam nos meios artísticos-culturais, no sindicalismo e, com mais contundência, no corpo docente das nossas universidades. O Brasil já foi alvo de três fortes tentativas de implantar aqui um regime totalitário de extrema-esquerda. Em novembro de 1935, Getúlio Vargas debelou o movimento da Intentona Comunista, colocando o Partido Comunista do Brasil na ilegalidade. Em março de 1964, atendendo o clamor da população, as Forças Armadas impediram o golpe fatal que João Goulart daria para nos transformar em uma nação comunista, inspirada no regime cubano. Jango tinha o apoio das entidades sindicalistas e da UNE, onde já militava o líder estudantil José Dirceu. Com a ascensão do PT à Presidência da República em 2003, uma nova investida começou a ser gestada com a criação do Foro de São Paulo, cujos mentores foram Fidel Castro, Lula e José Dirceu. A proposta era uma América Latina governada pelo totalitarismo de esquerda. Na Venezuela, desgraçadamente o objetivo está sendo alcançado. O plano para o Brasil era a perpetuação dos petistas no poder, instalando-se no País um regime totalitário e revolucionário. Os regimes comunistas mataram 110 milhões de pessoas no mundo, escravizaram nações inteiras e arruinaram a vida de cerca de 1 bilhão de seres humanos. Por isso, é preciso banir do Brasil os partidos que defendem essa criminosa ideologia política. Felizmente, por aqui eles também não têm nada a comemorar.
LUDINEI PICELLI (administrador de empresas) – Londrina

Boca Aberta
O vereador Boca Aberta pode ser cassado por solicitar ajuda financeira junto aos seus eleitores,para pagamento de multas que lhes foram impostas pela Justiça Eleitoral. Os londrinenses já conhecem sua maneira de ser e, às vezes, age de maneira inadequada para um legislador. Entretanto, essa atitude de solicitar ajuda financeira não é diferente das solicitações de todos os políticos do país, quando da época de eleição. Antes pedir do que roubar, non et vero? A maioria usa o caixa dois, outros usam malas de diversos tamanhos e origens incertas e duvidosas e que não deixa de ser uma indecência sem tamanho. Boquiabertos estamos todos nós com a inoperância do Legislativo de Londrina, do Estado e da República brasileira, com raras exceções; sem contar com a enxurrada de partidos políticos existentes e ainda querem criar novos partidos! O que não deixa de ser uma aberração!
WILSON OLIVEIRA TRINDADE (bacharel em Direito) - Londrina

Corrupção endêmica
É extremamente triste assistir pela TV em rede nacional a alarmante imoralidade empreendida por políticos do estado de Mato Grosso. Todos em fileira a fim de abocanhar sua parte de propina, fruto da desvairada corrupção até então nunca vista dado seu volumoso montante. Resultado da falta de ética, de caráter e de honestidade sem limites daqueles que ocupam cargo público. O País só resiste porque é um gigante à toda prova, ou melhor, por sua própria natureza e potência. E o pior: não é só no vizinho estado que campeia solta a corrupção. É de norte a sul, de leste a oeste, por todos os seus quadrantes. Tanto que inúmeros ministros e o atual presidente da República se encontram sob acusação de prática ilícita, sem falar que no Congresso Nacional são inumeráveis os seus membros comprometidos com atos de corrupção. Onde vamos parar? Além da corrupção, há também todo um universo de mordomias e privilégios daqueles que se encontram no poder. Por que 513 deputados e 81 senadores cada qual desfrutando de uma montanha de privilégios?
ANTONIO FRANCISCO DA SILVA (advogado) – Ibiporã

'Londrina moderna'
Já há alguns dias corre em nossa região o projeto da "Londrina moderna" e à frente deste sonho um cidadão e empresário exemplar, na minha opinião, o sr. Ari Sudan. Entre os vários tópicos abordados, a utilização do parque universitário de Londrina na busca de soluções e projetos é esplêndida. Acredito que uma leitura do que ocorre com Santa Catarina na área elétrica e industrial erá um exemplo a ser seguido, mas cuidado! Analisem o artigo "A ameaça comunista (?): ontem e hoje", do professor de História, Leandro C. Leocádio, para ver o nível de contribuição tendenciosa que poderemos encontrar e também a atual situação político-administrativa da UEL. Temos que usar sim a estrutura universitária através de seus cases de sucesso, mas com grande critério ideológico para não viciar ou piorar ainda mais o que temos hoje.
PAULO MAURÍCIO ACQUAROLE (aposentado) - Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br