Por quem os sinos tocam?
Mais uma vez a Câmara de Londrina consegue surpreender! Sortear prêmios para quem paga seu IPTU de forma antecipada é magnífico! Se quem paga em dia e à vista estava se achando otário, a proposta piora sobremaneira este sentimento. Não somos mais cidadãos contribuintes, agora somos apostadores. Vamos experimentar cobrar pontualmente e de forma legal quem não paga IPTU ou ISS? Será que se alguém perder o imóvel ou tiver seu negócio fechado, o exemplo não irá corrigir esta falha que já ocorre há anos? Quem procurar a prefeitura para negociar por estar passando por momento de dificuldade deve ser atendido, sua dívida deve ser parcelada e em alguns casos muito especiais poderão ser flexibilizados os juros e multas de mora, mas tem que ser exceção. O correto é pagar todos os anos, à vista ou parceladamente, mas todos os anos! A péssima situação de nosso país tem como principal motivo a impunidade. Vamos mudar isso e dar o exemplo?
PAULO MAURÍCIO ACQUAROLE (aposentado) – Londrina

Leis e estatutos inúteis
No Brasil, há um festival de leis e estatutos que parece não ter fim. É Lei Maria da Penha, Lei Seca, Lei Anticorrupção (digo Pró-corrupção), Estatuto do Idoso, Estatuto do Deficiente Físico, Estatuto do Torcedor e por aí vai. O que soa até engraçado, se não fosse trágico, é que nenhum deles funciona na prática. O que nos causa náuseas e indignação é que o único preceito legal que é cumprido, trata-se do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), quase na totalidade, defendendo os direitos dos infratores "di menores" que cometem desde um simples delito ao mais bárbaro crime. O problema maior é que não se punindo um simples delito, abre-se a porta para os crimes hediondos. Em resumo, esse estatuto deveria chamar-se "Estatuto da Criança, do Adolescente e do Corrupto", afinal, ninguém é punido, a não ser o povo do bem.
LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) - Cambé

Ser ou não ser, eis a questão
Trato-me há 12 meses no IPO (Instituto Português de Oncologia). E sinto enorme diferença no trato hospitalar. Faço sessões de quimioterapia a cada 14 dias e sou informado por telefone e carta o horário da consulta que, na sua quase totalidade das vezes, é obedecido. Quando há outras clínicas, são encaixadas para o mesmo dia em horários diferentes. Como resido a 40 km do hospital, sou previamente avisado do horário que a condução irá passar em minha porta. Durante o tratamento, me é oferecido um lauto café da manhã (que eles chamam de pequeno almoço) e que é operado por voluntários aposentados que nada recebem pela prestação de serviços. No final dos procedimentos, sou reconduzido novamente ao lar. Os remédios são ofertados pelo governo e quando assim não procedem fornecem receitas que têm até 90% de desconto. Será que os R$ 51 milhões escondidos no apartamento do ex-ministro Geddel Vieira Lima, como é o caso do ex-governador do Rio de Janeiro e outros tantos que ouvimos falar diariamente, como agora é o caso da delação premiada do "italiano" Antonio Palocci, não dariam para mitigar a fome e a doença de milhões de conterrâneos nossos que morrem à míngua nas portas dos hospitais e de fome, literalmente. O nosso sistema está totalmente falido. Precisamos começar do zero e, no entanto, estamos contanto nos dedos os dias que faltam para no final do ano que vem votar novamente nesta corja que irá somente mudar de nome e endereço. A operação Lava Jato apareceu para levantar a ponta do iceberg e eles, os mil homens que dirigem o país, estão querendo extirpá-la. Cada operação descoberta fica mais claro o adágio popular: "Cada povo tem o governo que merece". Quando criança ouvia dizer que o Brasil é um país em que se plantando tudo dá. Hoje podemos dizer: "Em se produzindo tudo se rouba e nós, infelizes eleitores, batemos palmas".
EDSON MEDARDO SCARCHETTI (bacharel em Teologia) – Figueiró dos Vinhos (Portugal)

Prevenção do suicídio
Você sabia que o simples ato de ouvir quem está passando por um momento difícil pode salvar uma vida? Muitos já morreram por falta de oportunidade de dizerem o que sentem. Há falta de diálogo entre muitos casais. Pais e filhos que não se falam. Namoros e amizades que são terminados e os casais jamais têm oportunidade para conversar. As leis precisariam ser mudadas. Tenho observado maior abandono por parte de pessoas religiosas fanáticas, que se acham superiores. É comum encontrar alguém nos grupos religiosos que evita falar com a gente; que faz de tudo para sentar longe e fica abraçando demais os outros. Isto é pecado de provocação no islã, e poderia ser igualmente no cristianismo. Uma senhora me relatou que as moças da igreja falam muito umas com as outras e evitam saudar e até conversar com as mulheres mais idosas. A única coisa que separa algumas pessoas é o egoísmo humano.
ROGÉRIO DE SOUZA PIRES (acadêmico de Psicologia) - Umuarama

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br