Calçada caótica da Biblioteca Pública
Biblioteca é o espaço mais democrático de uma cidade. Lá, pode-se ir desde criança em fase pré-escolar até idoso com 100 anos. Este espaço é a fonte de usina de entretenimento, sabedoria e conhecimentos. Toda a cidade a trata com muito carinho e atenção. Porém, não é o acontece com a nossa londrinense. A começar por sua calçada, uma verdadeira aberração ao princípio básico de mobilidade urbana, ou seja, andar é praticamente uma aventura para não encravar seus pés em infinitos buracos que começam em frente ao Teatro Zaqueu de Melo e se espalham pelas escadarias da Biblioteca. Por que a tratam assim? A nossa Biblioteca Pública já é um patrimônio em si por sua história e funcionou ali por muitos anos o Fórum Estadual. Penso em um imóvel tão significativo para o legado pé-vermelho em sua arquitetura e instalações e, infelizmente, nos arredores simplesmente estão caóticos nos cuidados óbvios. Quando chegam visitas de outros locais e até mesmo estrangeiros é vergonhoso chegar lá e ver o abandono em que se encontram. Tem até mato nascendo na calçada! Conservar o que está pronto já seria o ideal para o bem-estar coletivo, praças, imóveis, escolas! Com vontade e união de todos, podemos fazer uma Londrina mais bonita e bem cuidada! Só não pode é deixar principalmente uma Biblioteca deste porte virar mocó! Vamos arrumar ao menos sua calçada, é o mínimo para um local tão significativo!
GLAUCO BOBA (dentista) – Londrina

O puro brasileiro (?)!
Quem sofre com na disputa do jogo pelo poder na política brasileira? A população pobre, pois o alto escalão encontra-se na trama de manutenção do poder, pelo menos até o momento em que ela também leva vantagem. A falta de uma melhor distribuição de renda para a parcela pobre da sociedade (que é a maioria) deve ser debatida, porém, quem o faz é declarado petista ou comunista pelos chamados defensores da família brasileira. O PT é o Robespierre da revolução brasileira do século XX, pois fez algo inimaginável no avanço social, porém, durante o processo, o poder tomou conta e o jogo político brasileiro deu duas opções: realizar alianças de favorecimento ou deixar o poder. Claramente, a primeira opção foi tomada. Com o afrouxamento de Dilma, o poder foi junto e o golpe político-partidário-jurídico-social-midiático ganhou força com a falta de governabilidade. Mas é a dominação do poder a grande razão de todo esse reboliço, juntamente com a retomada dos ideais absolutistas-facistas dos chamados defensores da família brasileira. Porém, o que é o puro brasileiro?
GUILHERME DEVEQUI QUINTILHANO (educador) – Londrina

Exposição do Santander
Acredito que já seja notório para maioria das pessoas acerca da exposição "Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", do Santander Cultural no Rio Grande do Sul. Essa exposição trouxe cartazes, quadros e uma série de pinturas entre outras coisas que alguns nomeiam como arte: pinturas com crianças nuas, misturas de corpos, pessoas de diferenças raças em grupos sexuais com práticas de zoofilia, libidinagem, símbolos cristãos como Jesus na cruz com diversos braços assim como a Deusa Schiva segurando sanduíches e uma série de outros objetos. De quem foi a culpa? Ninguém sabia quais quadros como esses citados e outros tantos estariam expostos nesse local? As escolas tinham programação de levar crianças para visitar o local até que a tal exposição foi cancelada. Isso seria para mostrar a diversidade? Alguns políticos e grupos se manifestaram ainda a favor da continuidade e sua liberação. O Banco Santander fez um pedido de desculpas após as inúmeras críticas e pedidos de explicação. Minha mensagem a esses políticos e alguns que se denominam educadores, é que levem essa podridão para si mesmos e coloquem na parede de suas casas e não espalhem principalmente na cabeça de crianças que ainda não têm sequer a capacidade de discernimento e visão crítica das coisas. Falo, não como cristão ou defensor de qualquer ideologia, mas sim como um cidadão que ainda não aceita certos exageros de pessoas sem escrúpulo ou noção de mundo.
DOUGLAS H. REGINATO (assistente financeiro) - Andirá

Vale a pena ser honesto?
Gostaria de saber que critérios o governo do Estado usou para liberar a licença-prêmio, pois resolvi pedi-la porque estava de acordo com as exigências dele: pedido de aposentadoria em trâmite, 26 anos de contribuição, uma licença vencida em 2014 e 61 anos de idade. Se eu trabalhasse em uma empresa privada, com certeza, meus direitos seriam garantidos. Vale a pena ser honesto num Estado onde a ditadura impera e os conchavos predominam?
ODIVALNILDI ROSA BONIN (professora) - Colorado

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br