Não ao pedágio
Mais uma vez, venho me manifestar contra a renovação do contrato de pedágio em 2021, principalmente com a Econorte. No trecho entre Cornélio Procópio e Londrina, essa empresa está fazendo de conta que está corrigindo as péssimas condições da estrada, mas a qualidade dos serviços é uma afronta para quem desembolsa R$ 42 (ida e retorno). Fontes fidedignas dão conta que essa duplicação é uma piada, nunca ocorrerá. Nesse espaço democrático, quero reiterar, pela décima vez, a necessidade da passiva sociedade norte-paranaense impedir que esse contrato (ou esses contratos) seja renovado, por uma questão de justiça, moralidade e decência. No dia 24/08/17, às 19h30, no salão Dom Bosco, acontecerá em Cornélio Procópio, uma reunião para tratar desse assunto. O governo do Paraná, interessado e muito empenhado em renovar os contrato em 2021, não tem o direito de cometer esse crime contra a população. Vamos nos mobilizar com urgência, impedindo e utilizando todos os meios contra essa indecência.
CLAUDECIR MURARO (bacharel em Direito) - Cornélio Procópio

IPTU e transparência
Levantamento publicado pela FOLHA (Política, 17/08) mostra que a valorização média da Planta de Valores é de 800%. Qual a posição dos políticos? Precisamos saber quem está a favor e quem está contra. Senhores vereadores, pensem bem antes de aprovar! Se imaginam que o povo vai esquecer até a próxima eleição, estão enganados. Cada vez que o contribuinte pagar uma prestação do IPTU vai lembrar quem apoiou esse assalto. O Kireeff liberou consulta pela internet. Será que nesta administração vai faltar transparência? O secretário da Fazenda apresenta uma desculpa esfarrapada ao alegar sigilo fiscal. A consulta seria feita com o número da inscrição imobiliária, o mesmo com o qual se tira a 2ª via do IPTU. Por que agora é sigilosa? Querem dificultar o acesso à informação, exigindo que o proprietário requeira por escrito, ficando em filas. Vamos anotar quem nos apoia e quem nos prejudica.
THEOPHILO P. COUTINHO GOMES (engenheiro civil) – Londrina

Fanatismo doentio
Quando se observa que Lula ainda tem eleitores cativos e que podem lhe dar uma votação significativa, mesmo depois de comandar a destruição do País, logo imaginamos que essa gente que o reverencia é lá dos sertões nordestinos e de outras regiões áridas de politização. Que nada! Aqui, em nosso meio, pessoas aparentemente bem esclarecidas, que não fazem parte do grupo de seus correligionários chupins que sugam o dinheiro público (a maioria dos sindicalistas, militância e apaniguados), ainda não acordaram da anestesia geral que estava nos conduzindo à venezualização e à submissão a uma bem organizada quadrilha de larápios. Esses inocentes úteis, que ainda acreditam na falácia que rotulou Lula como o "pai dos pobres", se comportam como mulher de malandro (quanto mais apanha, mais gosta) e parecem ser portadores da Síndrome de Estocolmo (quando a vítima se apaixona pelo seu algoz). Que tamanho fascínio esse impostor exerce sobre a mente de brasileiros do bem? Que fanatismo doentio é esse? Que razões os levam a essa idolatria estúpida? Ou será que a doutrinação perversa, que serviu como verniz para mascarar a verdadeira personalidade de um falso líder, criando um ídolo de barro, cega e ensurdece seus adoradores? Essas pessoas precisam enxergar um pouco mais longe, se conscientizarem da espantosa dimensão do desastre econômico e social provocado pela roubalheira instalada nos governos petistas e admitirem que é uma grande irresponsabilidade votar no condenado ex-presidente. Seguindo a cartilha do Foro de São Paulo, Lula e o PT fariam com o Brasil o mesmo que Maduro está fazendo com a Venezuela. Será que esses idólatras gostariam de viver um inferno daquele?
LUDINEI PICELLI (administrador de empresas) – Londrina

Ministro barata
Uma vez mais, o ministro Gilmar Mendes demonstra o seu apreço aos larápios do erário, concedendo habeas corpus ao empresário Jacob Barata Filho, empresário do Rio envolvido e condenado por pagamentos de propina e fraudes em contrato com o não menos bandido Sérgio Cabral. Conforme comprovado, o citado ministro é padrinho de casamento da filha do empresário. Daí, ter que ouvir (e ler na Folha) que é um dos poucos ministros a peitar os abusos do judiciário, não há quem aguente!
LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) - Cambé

Importância da faixa de pedestre
As faixas de pedestre são muito importantes e essenciais nas cidades. Sem elas poderíamos sofrer muitos acidentes no trânsito. Na Avenida Robert Kock, por exemplo, acontece muitos atropelamentos. Então, seria melhor inserir uma faixa de pedestre nesse local para a segurança de todos. Na maioria das vezes em que estou andando pela cidade e tenho que atravessar a faixa, muitos carros não param para eu passar. Assim, nós (pedestres) corremos risco de acidentes. Todos deveriam respeitar a faixa de pedestre. A prefeitura também poderia pintar mais faixas pela cidade.
GABRIELA PALERMO THOME (estudante) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br