Orgulho, eu? Claro!
O orgulho é a mola propulsora da humanidade. O homem não teria chegado aonde chegou na sua trajetória sobre a Terra se não fosse um animal orgulhoso. É por causa do orgulho de ser o que é, ou querer ser melhor do que é, que o homem busca vencer seus limites e aí conquistar posição e se destacar na sociedade. Desta forma, ele inventa coisas, descobre outras, remaneja aqui e ali, muda, compra, vende, constrói e empurra a civilização adiante. Os grandes conquistadores do passado, e até do presente, foram e são movidos pelo orgulho. Acho que o único animal mais orgulhoso que o homem é o pavão, porém este não precisa provar mais nada para ninguém. Com receio de ser humilhado, o homem aprendeu a conviver com as agruras da existência tentando preservar o seu amor próprio. Insucesso nos negócios, frustrações privadas e públicas, tudo faz parte dos desafios da vida moderna que o homem enfrenta com seu orgulho intacto, confiante de que os superará. É exatamente o orgulho que faz o homem vencer os grandes infortúnios e as pequenas indignidades e seguir em frente. Portanto, diria que este é um orgulho "bom". Ainda que seja difícil uma distinção, não confunda este "orgulho de sobrevivência" com vaidade, presunção e avareza. São coisas distintas. Então, para nós, cristãos, o maior orgulho é ser filho de Deus! "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14). "Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor" (Jeremias 9:24). Ainda que possa parecer um paradoxo: que o orgulho nos mova, mas que a humildade nos domine!
MOÁS LOURENÇO DE ALBUQUERQUE (teólogo) – Londrina

Mundo virtual
A internet é um meio de comunicação que facilita a vida das pessoas. Ela permite a comunicação global, agiliza a busca por informações, melhora a diversidade nas relações profissionais e pessoais. É um centro de entretenimento que abrange a liberdade na discussão de assuntos e supera a distância entre as pessoas. Apesar dos seus pontos altos, não significa que a internet não traga problemas aos seus usuários. Nem todas as informações coletadas possuem fonte segura. O usuário pode acreditar em fontes que não são corretas e/ou confiáveis; podem aparecer vírus destrutivos, nocivos aos computadores e contas pessoais. Além disso, não há dúvidas de que a facilidade em se obter informações torna o usuário ocioso, restringindo seu conhecimento ao mundo virtual, deixando de lado pesquisas em outros meios e fontes (jornais, livros, enciclopédias, revistas etc). Há também o risco de ocorrer abusos sexuais, pornografia infantil e adulta, inexistindo restrição de acesso a tais sites, bem como ocorrer roubo de informações e dados pessoais, assim como crimes virtuais, muitas vezes, praticados através de perfis falsos. A internet deve ser usada com bastante cautela para que traga ao usuário mais vantagens do que desvantagens.
ISABELA PICARELLI CORDIOLI (estudante) – Londrina

Estrada do Limoeiro
A rua Major Achilles Pimpão Ferreira, mais conhecida como Estrada do Limoeiro, está em más condições. É uma via de mão dupla, mas muito estreita, e não possui acostamento, iluminação pública e nem placas, tornando-se assim muito perigosa. Ela dá acesso a uma área onde há muitas chácaras, inclusive chácaras usadas para eventos. O fluxo de veículos é muito grande no final de semana. Vou todos os finais de semana para a chácara da minha família e passamos por essa estrada, inclusive evitamos trafegar à noite por ser muito esburacada e sem sinalização. A Associação de Moradores do Recanto Fazenda da Nata tem reivindicado a duplicação da via, devido aos acidentes constantes que ocorrem no local, muitos deles fatais. Precisamos que façam essa obra com urgência. O quanto antes melhorar as condições de tráfego no local, também melhorará a qualidade de vida dos moradores. Aguardamos uma resposta da prefeitura.
RAFAELLA DE CASTILHO RUBIN (estudante) – Londrina

Buracos e mais buracos
As ruas esburacadas em Londrina são um problema até agora não solucionado. Denegrindo a imagem da cidade, os buracos podem até causar acidentes com motoristas e pedestres, que também reclamam de dificuldades para caminhar. Na zona leste, os moradores relatam que o asfalto raramente recebe manutenção. Estas ruas precisam ser consertadas! Como os cidadãos, sendo motoristas ou não, irão caminhar ou dirigir com conforto e segurança se as ruas estiverem nesse estado? Quando a administração de Londrina resolverá este problema?
ISABELA ALONSO (estudante) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br