Cavalos da PM
Com o devido respeito que tenho pelas autoridades, em especial pelos soldados da PM (Polícia Militar), não posso aceitar a falta de bom senso dos soldados da cavalaria que patrulham o Lago Igapó II. É inadmissível que as calçadas onde usamos (toda comunidade) para a caminhada diária seja local para os cavalos defecarem. A sujeira das fezes desses animais é uma constante nas calçadas que, além do péssimo visual, exala cheiro desagradável e precisa cuidado para não sujar os tênis. Vejo que a maioria dos donos de cães se preocupam em carregar uma sacola plástica para recolhimento da sujeira de seus animais. E a sujeira dos cavalos que representa muito mais, como fica ?
RUBENS PEDRO DA SILVA (aposentado) – Londrina

Venezuela: visão distorcida
Interessante o que escreve o sr. Marco Rossi na coluna "A cidade futura" (Geral, 17/08). É absolutamente inaceitável a visão distorcida de um professor universitário que não percebe ou finge não perceber os resultados da ditadura socialista de Chavez e de Maduro tentando impor à força suas ideias. É só ver a migração de venezuelanos para o Brasil para terem o que comer e tentar um trabalho para sobreviver. Dados de melhoria social? Ora, Maduro e seus asseclas não manipulam dados para a sociedade ser enganada? Melhoria em quê? Filas para conseguir alimentos que são racionados ou nem acham, desempregados sem esperança. Só têm emprego e privilégios os membros do governo e os paramilitares para dar sustentação ao governo na força. E me preocupa mais ainda é expor essa opinião distorcida nas salas de aula a alunos desejosos de ensinamentos, boa parte deles influenciável, e criando novos adeptos à essa ideia socialista, tentando transformar o Brasil num país com destino da pobreza e ditaduras semelhantes à da Venezuela, Bolívia, Cuba, etc.
ANTONIO BENEDITO ALMEIDA CAMARGO (agrônomo) – Cornélio Procópio

Violência
É fato que muitas crianças vivem em uma realidade violenta, vivenciando brigas, confrontos entre traficantes e policiais e outros conflitos. Muitas delas não conhecem o bem, pois ninguém lhes mostrou. O que elas precisam é de uma mão amiga, que lhes ensine a praticar o bem. Muitas vezes, essa mão amiga pode vir de nós, de atitudes simples do dia a dia, como por exemplo um "bom-dia!" ou um simples "tudo bem?", ou seja, palavrinhas que todos nós podemos dizer, demostrando que nos importamos. Trata-se de pequenos atos que, talvez, possam mudar a vida de uma criança, possibilitando a ela ver que existe sim o bem e mudando sua opinião em relação ao mundo.
FERNANDA SCHUCHMANN NASCIMENTO (estudante) - Cambé

Futuro
Quando a palavra futuro é citada, acredito que a maioria das pessoas a olham como um tipo de melhoria, de solução de problemas que atualmente ainda podem ser considerados impossíveis de serem resolvidos. Também pensam que a palavra tecnologia carrega grandes influências futurísticas. Talvez, a tecnologia não seja suficiente sozinha para suprir a quantidade excessiva de problemas. Já pararam para pensar que o futuro não seja tão bom quanto o esperado? Afinal, ninguém sabe exatamente como será mais à frente. Com a poluição, aquecimento global, uso abusivo da água doce e aumento elevado da população, estamos caminhando para nossa própria destruição. Penso que nosso maior investimento científico deva estar relacionado ao desenvolvimento de soluções ou de outros recursos para substituição dos que estamos esgotando. Precisamos olhar a tecnologia com esperança e como nosso próprio futuro, ainda assim cabe a cada um de nós conservar os recursos que ainda temos e nos esforçarmos para construir um amanhã melhor para nós, nossos filhos e netos.
VALENTINA SIMON FERNANDES (estudante) – Londrina

Mais atenção no trânsito
A quantidade de carros nas ruas aumenta a cada dia, causando muitos acidentes e mortes no trânsito. Não precisamos de mais semáforos, radares e lombadas, mas sim de paciência e mais atenção no trânsito. Não são semáforos e lombadas que vão causar menos acidentes, mas a escolha do motorista. Espero que quando eu começar a dirigir o trânsito esteja bem mais seguro do que nos dias atuais.
GUILHERME MORAES LUZ (estudante) – Londrina

Uso de eletrônicos
O uso de aparelhos eletrônicos tem se tornado cada vez mais frequente em nossas vidas. Às vezes, penso em como as coisas eram no passado sem esses aparelhos "mágicos". Tudo parece ser tão difícil sem eles. Muitas pessoas, dizem que esses aparelhos são perda de tempo e que fazem mal. O uso desses aparelhos pode sim ser perda de tempo, porém podem acrescentar várias informações à nossa vida, pois com eles podemos fazer diversas pesquisas de modo fácil, rápido e menos cansativo. Além disso, eles são um ótimo passatempo. O problema é quando as pessoas se tornam viciadas e deixam de viver devido à dependência. Porém, se forem usados com moderação os eletrônicos são excelentes ferramentas. E vocês o que pensam?
PEDRO SIQUEIRA STAMM (estudante) – Londrina

Jovens embaixadores
Achei interessantíssima a matéria "Jovens embaixadores: oportunidade de intercâmbio nos EUA" (Cidades, 25/07). O projeto é desenvolvido há 14 anos, são escolhidos alunos de escolas pública entre 15 e 18 anos e o candidato à vaga tem que ter um excelente histórico escolar. Esse programa é uma grande oportunidade para os jovens conhecerem novas culturas, compartilhar experiência e ter crescimento profissional. O projeto abre muitas portas para alunos da rede pública que não teriam condições para este investimento profissional. É muito importante investir nesses projetos para uma nação mais desenvolvida.
AMANDA CAMILLY KAMAURA (estudante) – Londrina

Meio ambiente
O meio ambiente é muito importante para nossa saúde, para vida animal, agricultura, mas, infelizmente, nem sempre é cuidado como necessário. Muitas pessoas não têm consciência de que o meio ambiente influencia muito em nossas vidas e acabam não dando o devido valor a ele, cometendo descuidos que podem acarretar em sérios problemas. As pessoas deveriam colocar a mão na consciência e pensar antes de jogar lixo onde não se deve, até porque "lugar de lixo é no lixo e não no chão"; pensar antes de cortar uma árvore ou mesmo cortar árvore em uma área não autorizada, por que não plantar uma árvore no lugar da que foi retirada? É preciso pensar bem nas ações, afinal, o meio ambiente é muito importante.
MARIA ANTONIA MENDES BRUNERI (estudante) – Londrina

Autoaceitação
A autoaceitação muitas vezes é algo difícil e complexo. É um assunto delicado, já que a falta dela pode causar problemas graves, como: levar a crimes contra o próprio corpo e até o suicídio, o que infelizmente tem ocorrido com certa frequência recentemente, conforme diversos noticiários. Muitas são as garotas e garotos que sofrem com este "problema'', às vezes, por serem diferentes daquilo que gostariam de ser ou até mesmo porque sofrem por ser quem são. Isso pode acontecer por serem mais baixos, altos, magros, por estarem acima do peso, por seus cabelos, o modo de se vestirem entre outros. Isso é algo que deve acabar! Devemos conscientizar a sociedade de que isso não deve acontecer e que devemos ser felizes com o que somos e temos.
LUIZA DO PRADO ALVES (estudante) – Londrina

Bullying
Hoje há muitos casos de jovens e adolescentes sofrendo bullying e, sinceramente, isso não é certo. Acredito que a cor da pele, o cabelo ser diferente, estar acima do peso ou ser magra demais, não deve ser motivo para que as pessoas atribuam apelidos maldosos. Em ainda tem o cyberbullying, que também é algo horrível, já que expõe as pessoas por meio das redes sociais. Tudo isso tem que acabar! O bullying não é apenas cruel, é intimidador, ele pode provocar danos emocionais sérios e afetar seriamente a vida de uma pessoa por muito tempo. Pode, inclusive, levar a um suicídio, o que infelizmente tem ocorrido, como mostram as notícias.
JÚLIA PIRES FERREIRA (estudante) – Londrina

Filo
O Filo (Festival Internacional de Londrina) é um festival de artes cênicas que teve início em 1968, em que havia concursos de poesia, teatro, música, coreografia, entre outros. Acho muito importante o Filo continuar a existir, pois traz cultura para Londrina. E também acho que as crianças têm que conhecer o teatro e a música da nossa cultura. Porém, falta mais patrocínios como antigamente quando havia o Cabaré do Filo que teve nomes como Cassia Eller, Ney Matogrosso, entre outros, e havia muito mais companhias internacionais de teatro. Hoje há espetáculos menores, e com menor estrutura comparado aos de antigamente. Enfim, o Filo já está acontecendo, e com muitos espetáculos bons. Levem suas crianças para conhecer nossa cultura do teatro e da música, há espetáculos para todas as idades!
PEDRO BRUSCHI GUEDES (estudante) – Londrina

Obesidade infantil
Esse tema tem sido cada vez mais comentado. No Brasil, são feitas reportagens e campanhas sobre o assunto. Nós, brasileiros, comentamos que a saúde dos americanos está cada vez pior e não observamos o nosso próprio país. A obesidade no Brasil tem aumentado, de acordo com o IBGE, e atualmente a cada três crianças no país uma está pesando mais do que deveria. Isso acontece muito por conta dos pais que acabam deixando que elas se alimentem do que querem, ou seja, doces, alimentos ricos em sódio, frituras, etc. Os dois países estão em uma situação difícil por conta disso, porém são as pessoas que precisam melhorar, principalmente os pais dessas crianças, que devem se conscientizar sobre o assunto, pensando melhor no que fazem com os filhos, pois se não os educarem, acabarão com a saúde das suas crianças.
MARINA MONTEIRO DE ALBUQUERQUE (estudante) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br