Atualização da planta
Com relação a esse aumento exorbitante da Planta Genérica de Valores pretendido pela Prefeitura de Londrina junto aos vereadores, acho isso um absurdo. Todos os anos temos o reajuste do IPTU pelo índice da inflação, então para que esse aumento? Acho que em diversos pontos da cidade deve haver alguma defasagem como se apresenta na Gleba Palhano. Acho engraçado esse pessoal querer aumentar mais ainda, uma vez que o povo já não aguenta mais tantos impostos. E se do jeito que está, o contribuinte não está pagando em dia e depois a prefeitura tem que fazer o Profis, então de que adianta aumentar tanto o imposto se vai haver mais inadimplência? Fica esse meu apelo aos governantes de nossa cidade, que os colocamos aí para nos defender: esse é o troco que darão a nós?
ANTONIO LOPES BAZZO (aposentado) – Londrina

Óbvio do óbvio
Ouvindo a declaração de Joesley Batista (o que pegou o Temer na gravação), quando disse que "rompi elos inimagináveis da corrupção", fiquei pensando: se ao sairmos na rua logo cedo, vemos tudo molhado, ruas, calçadas, árvores, bairros inteiros, e não existem sinais que foi obra do homem logo concluímos que choveu, não é mesmo? Se um político, que não tem respaldo financeiro/econômico, e nem é um super sortudo nas loterias e, em pouco tempo, enriquece, é óbvio que isso faz parte do "inimaginável do Joesley". Não é necessário ser contador, basta ter noção simples das quatro operações de matemática para se chegar a um resultado (o qual é difícil de entender como as fiscalizações pertinentes não enxergam). Acredito sim que ele – Joesley – deu (ou se viu obrigado a dar) uma contribuição enorme para a melhoria de nosso país, quando jogou "aquilo" no ventilador. Sabemos que a corrupção está entranhada no espírito do homem - seja no grau que for –, é uma fraqueza e elemento de imperfeição. Deve ser combatida sempre e incansavelmente, pois no menor descuido eis que a danada mostra a sua cara.
JOSÉ ROBERTO BRUNASSI (advogado) – Londrina

Em defesa de Lula
Um casal, brincando de Butch Cassidy e Sundance Kid, assalta diversas pessoas. Em perseguição policial, a moça morre e o rapaz é preso. Deve o juiz livrar o rapaz da cadeia por já ter sido suficientemente castigado com a morte da companheira? Pois é o que propõe o sr. Célio Borba (Opinião, 25/07) ao juiz Sérgio Moro com relação a Lula. Entendo uma pessoa votar em Lula ou no PT, eu mesmo já votei em Dilma. Mas sendo o dito cujo pego pilhando o Estado, sendo comprovadamente corrupto por que tem gente que o defende? Este sr. não tem pai, mãe, esposa, filhos, amigos? Se tem, como justifica a eles a defesa de algo tão vergonhoso? Será que ele pensa que quem tem chance de roubar e não o faz é trouxa? Será que ele acha que em defesa dos próprios interesses tudo vale?
ILDO YUKIO MARUBAYASHI (agricultor) - Londrina

Os bens de Lula
O senso humanitário é de fato louvável, quando pessoas buscam afagos a outrem por sentimento humano e coerente. Mas o afago a criminosos, seja por autoria direta ou causal, deixa conotação de tolerância indevida! Lula é um desses casos. Seu crime foi expropriar o patrimônio público, tirando da população o direito à saúde, a educação e a segurança. Se hoje, brasileiros morrem pela falta de assistência médica ou de medicamento, ou ainda, pela ação desmedida da criminalidade, nada mais é do que a intensa roubalheira e o ganancioso projeto de poder liderado por este monstro da política brasileira. O sr. Célio Borba (Opinião, 25/07), ao dizer que Lula já foi penalizado pela morte de sua esposa Marisa e a ele deveria se poupar o sequestro de suas propriedades, mostra não ler ou se importar com as matérias que este e outros jornais publicam diariamente sobre o que se passa em Brasília pós-Lula. Lula tanto sofreu pela morte da esposa que fez do velório da amada um comício em sua defesa, além de culpá-la por seus ilícitos. O cretino se compara a Cristo por seu calvário, quando na verdade está mais para Barrabás. De todo, a mensagem não foi em vão, me faz entender o porquê da crucificação de um inocente: Barrabás era mais populista, né não?
RUBENS ROMAGNOLLI (engenheiro civil) - Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br