Povo cordato
A situação em nosso País nos faz lembrar Platão (428 a.C) em sua "Alegoria da Caverna". Existia um povo que vivia no interior de uma caverna onde só existia uma fogueira. Alguns manipulavam as sombras desta fogueira e faziam o povo acreditar em histórias fantásticas. Viveram assim por muitos e muitos anos até que um dia um elemento mais enxerido resolveu vasculhar os meandros da caverna e encontrou a porta de entrada que ninguém sabia que existia. Ali, ele viu a beleza da natureza, ouviu o cantar do rouxinol, a esplendorosa figura do sol e muitas outra coisas lindas. Incrédulo e maravilhado voltou para a sua tribo e relatou o ocorrido. Imediatamente alguém o desmentiu e disse-lhe que aquilo tudo era ilusão e não poderia existir. Isso é o que está ocorrendo em nosso país. Quando alguém propõe diminuir o número de deputados, extinguir penduricalhos e benesses que são agregadas aos políticos, uma tropa de elite já preparada fá-lo acreditar que nada existe além do estabelecido. Está na hora de apagarmos a fogueira da corrupção e acabar com essa corja safardana que assola esta nação.
Isto só pode vir do povo, de forma pacata e ordeira, que sofre na escuridão absoluta.
EDSON MEDARDO SCARCHETTI (bacharel em Teologia) - Figueiró dos Vinhos (Portugal)

Não sabemos votar? Será?
E de que adianta sabermos votar ou não? Os bilhões que os candidatos recebem de propina, corrupção e da gorda verba partidária serve é para isso: comprar os votos de quem não está nem aí para quem vai ser eleito ou não. Poucos são cassados por essa compra de votos ainda no Brasil, um aqui, outro acolá, mas a grande maioria se reelege sempre, principalmente nas regiões mais pobres do Brasil, interiorzão do Norte e Nordeste, e até nas capitais, locais onde a população nada tem de infraestrutura, baixíssimo IDH. É uma ganância pelo poder que impressiona, uma grande parte já acima dos seus setenta anos e ainda continua roubando, roubando....como se acreditasse que viverá para sempre, uns abutres, pessoas que jamais pensam no próximo. Então, por que ainda ficam impunes? Por que esses políticos do dia para noite ficam milionários, compram fazendas, gado, carros importados, pagam gordos cachês às "modelos" de Brasília e por onde viajam com nosso dinheiro, não pagam IR, nem INSS e ninguém da Receita Federal e Polícia Federal os pega? Porue? Sem contar na aposentadoria deles, totalmente fora de propósito, uma vergonha. Vai um cidadão comum fazer o que esses caras fazem! Você nunca mais se apruma na vida. É o seu fim. Vai ser muito, mais muito difícil acertar esse país. Eu não acredito mais.
FLORISVALDO CAMPANHA (executivo de vendas) – Londrina

Culpado até prova em contrário
Aqui, no Brasil, a roubalheira do dinheiro público está tão escancarada e explícita que não seria nenhum absurdo se todos os gatunos envolvidos passassem a ser considerados culpados até prova em contrário e não o inverso.
LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) - Cambé

Lula e o juiz sistemático!
Acho que o meritíssimo magistrado Sérgio Moro, no caso do julgamento do ex-presidente Lula e nos casos envolvendo moradias de pagamentos de valores de origens duvidosas, deveria sim conceder a Lula o perdão judicial, pelo menos em parte, pois ele já foi condenado com a perda de sua mulher, dona Marisa Letícia. A compra desses imóveis foi, certamente, pensando na esposa amada, companheira de lutas de todas horas, desde o tempo do então sindicalista metalúrgico que debaixo de sol e chuva era o líder da classe operária. Devido às suas lutas, a toda população operária teve muitas conquistou. Creio, como humanista, que após a perda de sua mulher, ele nunca iria usufruir com prazer ou alegria desses imóveis, ou mesmo jamais iria residir no tão famigerado tríplex,a por exemplo.
CÉLIO BORBA (aposentado) – Curitiba

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br