‘Emenda Lula’
Despudor, imoralidade e trapaça definem muito bem a atitude do deputado Vicente Cândido (PT-SP) que, sem fazer alarde, está incluindo no relatório da reforma política a proibição de prisão do candidato até 8 meses antes da eleição. A proposta altera o artigo 236 do Código Eleitoral que atualmente prevê tal prisão até 15 dias antes do pleito. Essa indecência foi apelidada de "Emenda Lula". E o líder do PT Carlos Zarattini (SP) se apressou em justificar, na maior cara dura, que a medida não visa proteger somente o ex-presidente Lula, mas também todos os demais candidatos e "dar mais segurança ao processo eleitoral". Isto é, o ladrão-mor já sentenciado com 9 anos e meio de reclusão, outros condenados e demais investigados estariam blindados, podendo se candidatarem. Querem que a proposição seja aprovada até setembro próximo para valer nas eleições de 2018. Patifaria não tem mais limites para esses petistas. Vejam a que ponto chegou a busca de subterfúgios e métodos ardilosos para encobrir a sujeira e a bandalheira desses políticos corruptos. Com base nessa execrável amostra, imaginem como está sendo gestada a reforma política na Câmara Federal? Alguém acredita que, com esse enorme contingente de deputados e senadores corruptos, a necessária reformulação da estrutura política atenderá os interesses do País? Cortarão na própria carne interesses pessoais, privilégios, benesses e mordomias? Estou cético quanto a isso, pois acho que existe uma quantidade ínfima de parlamentares honestos no Congresso Nacional. Vamos protestar, enviando mensagens por todas a vias possíveis aos deputados, para que essa malévola "Emenda Lula" seja rechaçada definitivamente.
LUDINEI PICELLI (administrador de empresas) – Londrina

Que pena, Lula!
Em 13/02/2016 este jornal publicou o seguinte texto redigido por mim: "Em se confirmando as suspeitas que pairam sobre o senhor Lula (notícias trazidas pela imprensa em geral), acredito que a palavra que mais caberia aqui é ‘traição’. Desnecessário explicar o significado dessa palavra tão horrível, já que nós (brasileiros) seremos (ou fomos) as vítimas, tendo votado ou não no senhor. Se confirmadas as acusações, mais uma vez o dinheiro falou alto, venceu a provação. Que pena, o senhor não era tão forte assim. Para os que acreditam em leis maiores (transcendentes), o senhor faliu da pior maneira possível, iludindo seus eleitores, igual faz o ‘Stellium’ (lagartinho que se disfarça para pegar suas presas e que deu origem ao termo estelionato). Sabemos que em política raríssimos poderiam ser considerados ‘santos’, mas a grande maioria dos não ‘santos’ se contenta em ser parecido com aquela barata que lambe somente a tampa do pote de mel. Já os mais audaciosos (negativamente falando) querem ir além, entram dentro do pote para poder abocanhar mais, porém todos sabemos o que acontece com essas baratas. Para que ainda possamos acreditar nas pessoas e que existem, sim, os bons, torço de coração para que todas as suspeitas sejam esclarecidas e o senhor inocentado". Agora, com a sentença de condenação de Lula, gostaria de retificar a ultima frase: Não é porque um fraco sucumbiu à tentação, que vamos desacreditar nas pessoas. Antes, devemos ver isso como um tumor que está expelindo as podridões que teimam em se ocultar. Seria demasiada honraria lhe conceder tamanha importância, para que desacreditássemos nas pessoas. Coisa que o senhor Lula não tem.
JOSÉ ROBERTO BRUNASSI (advogado e escritor) – Londrina

Sugestão à senadora Gleisi
Na Rússia, o pai do comunismo é amaldiçoado, pois ele é responsável pela morte de uma geração inteira de jovens por sua burrice. Porém, no Brasil ainda vemos idiotas que o veneram; bem coisa da democracia. Senadora Gleisi Hoffmann, faça um ato bom pelo meu Brasil, vá para Cuba, Venezuela, etc., quem sabe algum companheiro lhe dê uma "boquinha" por lá. Você poderá doar seus bens para o próximo, seus correligionários que, na grande maioria, não trabalha mesmo, virão de boca aberta esperando as benesses.
NIVALDO CREMONEZI (aposentado) – Cambé

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br