JBS e o golpe do século
Um pai e dois garotos montam uma casa de carnes em Goiás. Daí, vão montam um frigorífico. Se associam ao governo (via BNDES) para ter o monopólio mundial de carne. Pegam empréstimos e saem comprando frigoríficos falidos. Para ter direito aos empréstimos, contam com governantes gananciosos e corruptos também com intenção de manterem-se no poder e juntam a fome com a vontade de comer: com empréstimos de bancos do governo, corrompem juízes, promotores e até o Cade, corrompem mais de 1,8 políticos do governo federal, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, todos com rabo preso. Criam até banco em que o diretor é ministro da Fazenda e foi presidente do Banco Central do Brasil, dão golpe até na Bolsa de Valores, compram até 68 frigoríficos nos Estados Unidos para concorrer com os frigoríficos brasileiros. No final, denunciam os governantes corruptos e somem para os Estados Unidos livres e soltos como bons mocinhos. Este é o golpe do século.
OSMAR CARVALHO (contador) – Londrina

Política brasileira falida
Em seus últimos suspiros, o sistema político brasileiro já deu sinal que faliu na inteligência, seriedade e reputação. Os escândalos rotineiramente noticiados já passaram da indigestão para se tornarem náuseas tal é a caixinha de surpresas diárias sobre o povo brasileiro, um fato é real: os homens honestos para administrar este país estão ainda para nascer! Podemos, porém, mudar muito com este cenário atual, principalmente, na escolaridade. Chega ser até bizarro exigir segundo grau completo para gari como foi num concurso público num estado brasileiro e para escolaridade (apenas alfabetizado) nenhuma de exigência para cidadãos políticos e auxiliares que vão pegar o destino do país nas mãos em suas "brilhantes" decisões! Faculdade de ciência sociais, com ampla formação em sociologia, administração pública, saúde coletiva, contabilidade finalizando com moral e civismo, esta última com ampla carga horária em ética e corrupção. Um curso regular de 4 anos no sistema americano e eliminação daqueles com baixo desempenho ou com pouco raciocínio de ao menos entender que o dinheiro público num cofre tem dono sim, são milhares de brasileiros deixando de pôr comida em suas mesas e até passando necessidades básicas para poder contribuir, seja lá de que maneira, nas centenas de impostos que batem diariamente em suas portas! Após conclusão do curso, faz-se outro exame nos moldes de uma OAB para legalizar sua condição de cidadão brasileiro desejando se tornar um administrador público. Quem conseguir tal habilitação estará apto a se inscrever em apenas 2 partidos: um verde e outro amarelo, sem as costumeiras mordomias e gastanças sem fim que quebraram um país e deixaram a fatura para o cidadão pagar. Em sua inscrição partidária, um documento, uma certidão pública registrada em cartório nos termos de compromisso com a ética e transparência, dando ciência de sua má conduta, reputação ou uso indevido das finanças com a devida e rápida exoneração do cargo, linha direta para a rua e suas notórias consequências. Ao menos, já é um bom começo!
GLAUCO BORBA (dentista) – Londrina

Adeus, querido!
Lula, Dilma e Temer são farinha do mesmo saco. Falam as maiores mentirosas como se fossem as maiores verdades. Administram a nação com interesses próprios, dos seus familiares e correligionários e jamais para o povo. Todos eles têm dado prazer à nação brasileira. Senão quando chegam, pelo menos quando partem. Assim como falamos "adeus querida para a Dilma", temos que falar: " Adeus querido para o Temer". Não podemos aceitar um presidente com o rabo preso com corruptos atendidos no Palácio do Jaburu, às 23 horas sem constar da agenda presidencial. Também não podemos aceitar presidente com amnésia e mentiroso (Temer disse que Joesley queria falar sobre a Operação Carne Fraca, que que foi deflagrada dez dias depois dessa reunião). Brasileiros, temos que dar basta nesses políticos safados. Faça a sua parte para que tenhamos um Brasil menos pior.
ADONIRO PRIETO MATHIAS (contabilista) – Londrina

‘Privilégios e agenda política’
Gostaria de parabenizar o presidente da Acil (Associação Comercial de Industrial de Londrina), Claudio Tedeschi, pelo artigo "Os privilégios e a agenda política" (Espaço Aberto, 24/05). É a pura realidade brasileira.
CLAUDIO GOLEMBA (médico) - Alto Paraná

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br