Inconsistência
Estivemos apreciando a plausível justificativa da jornalista Vera Magalhães referente às notícias bombásticas sobre corrupção no governo federal veiculadas na mídia, na qual ela criticava a maneira como foram expostas ao já sacrificado povo brasileiro. Não que o conhecimento das notícias não sejam interessantes, porém numa crise econômica e política pela qual passamos, certas coisas poderiam ser amenizadas. Tivemos notícias vazadas sobre os frigoríficos brasileiros quanto à distribuição de carnes estragadas que criaram um enorme prejuízo mundial ao setor. Convenhamos que o cheiro da carne estragada ninguém suporta e o que a mídia deveria dizer era que a carne era vencida, e isso não foi corrigido na imprensa. Nós sabemos como a corrupção emana nas frentes políticas, dentro da mídia também temos a corrida pelo melhor "ibope" e isto vem sendo muito estarrecedor para o nosso País. Agora temos essa delação onde o diretor da J&S joga tudo no ventilador e tranquilamente vai se isolar na sua modesta residência nos EUA, deixando para nós esse dilema divisional no País, bem como R$ 2 bilhões de dívidas junto à Previdência Social, dívida esta avalizada pelo ilustre ministro Henrique Meirelles (ex-diretor da JBS), aquele que diz que o INSS está falido por causa dos aposentados! Pode?
FLAVIO LUIZ ZAPPAROLI (servidor público) – Londrina

Corra doutor!
Anda, logo, senhor juiz Sérgio Moro, com a prisão do Lula. Não há mais o que esperar, ele está prestes a voltar à Presidência da República. Ele bem avisou, quando o inquiriste, que mandaria a justiça para a cadeia. Eu duvidei, hoje já não mais tenho certeza. Quando se tem uma armação como a recém-ocorrida, onde dois ex-açougueiros em recente história tenham constituído uma megaempresa como a Friboi maquinam uma armação como a que vemos tirando do poder, simultaneamente, um líder da oposição e um presidente da República que, bem ou mal, agia contra os interesses de um Judiciário à beira da aposentadoria. Muito suspeito! Ou não? E o castigo dado aos irmãos Wesley e Joesley? O que dizer? Liberdade com muito, muito dinheiro e vida mansa nos EUA. Isto é pena para quem expropria uma nação, para quem acaba de detonar um país que ensaiava os primeiros passos para a sua recuperação? O Rio de Janeiro e Brasília, prontamente, se manifestaram nas ruas. Curiosamente, lá estão os mais altos abusos da aposentadoria brasileira e um bando de pelegos pendurados nas gordas tetas petistas. Se tudo correr como imagino, Temer é despachado do Planalto e abre a possibilidade da candidatura do molusco. Os órfãos do petismo, mais propriamente os pães com mortadela, cairão como uma horda de ogros nas urnas e o "São Lula" volta ao altar. Caro senhor juiz, seu nome será defenestrado tão logo isto aconteça, pois somente figuras relevantes como Che Guevara, Fidel Castro, Chavez e outras sumidades fazem parte da admiração da ala cultural e artística brasileira!
RUBENS ROMAGNOLLI (engenheiro civil) - Londrina

‘Dia do fico’
Dom Pedro l, até então príncipe regente do Brasil, que na época era Reino Unido a Portugal e Algarves, resolveu recusar a chamada de volta a Portugal com a seguinte expressão: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, digam ao povo que fico!". Isso aconteceu em 9 de janeiro de 1822, ou seja, há 195 anos. Dias atrás, o presidente Michel Temer, num pronunciamento à Nação, bateu o pé (plagiando): também fico!S ó faltou-lhe completar sua oração, dizendo: "Se é para o mal de todos e infelicidade geral da Nação, digam que fico", bem como todos os demais assaltantes coligados e corruptos do país. Se houvesse a possibilidade de repatriar todo dinheiro que esses assaltantes dos tesouros nacionais, estaduais e municipais surrupiaram, certamente, não estaria faltando na saúde, educação e demais necessidades prementes de nosso país! Não podemos jamais deixar só para o juiz (patriota) Sérgio Moro e sua excelente equipe resolver esse grave problema. Temos de fazer a nossa parte também, denunciando todas as falcatruas que forem de nosso conhecimento!
WILSON OLIVEIRA TRINDADE (bacharel em Direito) - Londrina

Antevisão
Se o presidente Temer renunciar ou for defenestrado de seu cargo e for feita uma eleição direta, haverá a grande possibilidade do sr. Luiz Inácio Lula da Silva ser eleito presidente da República e depois eleger seu sucessor. Assim, em seguida, iremos pedir asilo no Paraguai, como fazem nossos vizinhos venezuelanos hoje, no norte do Brasil.
EDSON MEDARDO SCARCHETTI (bacharel em Teologia) - Figueiró dos Vinhos (Portugal)

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br