Temer
Que é questão de dias para que Temer saia do governo, ninguém tem dúvidas, e nem ele. Só falta ele acabar de negociar com a banda podre do Judiciário e do Congresso como fizeram os marginais "batistas da Friboi" (isso mesmo com letras minúsculas) para sair e curtir a vida, sem serem presos por um dia, não usar tornozeleira eletrônica, poder viajar e sair do país a hora que quiser, ter um passo porte diplomático e viver as mordomias de um ex-presidente. Já viram um ex-presidente ser preso? Veja Collor, Lula, Dilma, estão todos formosos, mentindo à nação, dando palestras a meia dúzia de imbecis e gozando dos benefícios concedidos por nós, os grandes otários. Não deveríamos agir como nosso vizinho país, o Peru, que condenou e colocou na cadeia o ex-presidente Fujimori? Mas por que nós temos que conviver com esses bandidos soltos? Veja os batistas da vida, a maioria dos políticos, parte do Judiciário, terem tratamento "especial". Revoltante é ver os "açougueiros de Goiás" roubarem o país, com a conivência das nossas "autoridades" máximas, e ainda viver do produto do roubo uma vida nababesca, nos humilhando, nos causando revolta e asco. Será que esses crápulas não veem a situação de crianças que passam as maiores necessidades nesse país, dos pais que chegam em casa de mãos abanando, pois não têm condições trazer um pão para matar a fome de sua família, ou as mulheres estupradas, sem ter a quem recorrer, de doentes esparramados nos corredores dos hospitais, dos catorze milhões de desempregados, da falta de segurança e tantos outros problemas que seriam resolvidos com o dinheiro que esses bandidos roubaram? Nos causam repugnâncias o que as "ticianes" da vida postam nas redes sociais, a vida luxuosa que levam, jamais imaginadas pela maioria dos brasileiros, fruto da desonestidade de seu canalha marido. Não sou a favor da pena capital, mas digo, que às vezes repenso nessa hipótese para esses bandidos.
SIDNEY GIROTTO (médico) – Londrina

‘De lá, são premiados’
A delação premiada é um benefício concedido a um criminoso que aceita colaborar na investigação ou entregar seus companheiros. Tal benefício foi concedido aos irmãos fora da lei Joesley e Wesley. Recentemente, fizeram um verdadeiro "strike" no Congresso, pois com a entrega de uma conversa gravada com Temer, derrubaram quase todos os políticos e, em breve, possivelmente, o nosso presidente. Alguns podem até dizer que é briga de peixe grande. Na verdade, parece mais briga de traíras. Com todo respeito ao peixe traíra, os atuais "homens traíra" são maiores, mordem nossos recursos, não têm o rabo preso, pois entregam os companheiros, usam ternos e estão em proliferação intensa. Verdadeira praga fora de controle. Ficamos com a indignação de que, aparentemente, os irmãos traíra não serão presos e poderão manter residência nos EUA. Desta forma, seria melhor substituir a expressão delação premiada por "de lá, são premiados". Sim, na Quinta Avenida de Nova York (EUA), onde eles têm luxuoso apartamento. Muito tarde, mas estamos descobrindo o verdadeiro Brasil.
AMARILDO PASINI (professor) – Londrina

O país do desperdício e na contramão
A matéria "Desperdício de energia atinge R$ 61,7 bilhões em três anos" (Economia&Negócios, 22/05) cita fatos e dados que comprovam o enorme potencial para eficientização energética, que seria no caso, o lado da demanda, e a gigantesca capacidade de geração energética através de fontes renováveis, pelo lado da oferta. A título de sugestão e contribuição, poderíamos elaborar uma matéria que exponha as causas perenes que impedem tais realizações e faz com que sejamos, por enquanto, um caso de estudo, e sermos desqualificados, quanto brasileiros, como, iludidos úteis. Dispomos de recursos energéticos quase que infindáveis e estamos classificados como penúltimos posicionados na tabela mundial! Tal providência, de reversão, a quem compete? Quem buscará a nossa real posição? Poderíamos perguntar a nós mesmos. Depender de pseudo gestores públicos que se aliam a grupos econômicos, que exploram como lavra de minério este segmento, não é, sem sombra de dúvidas, uma solução. Façamos nossa tarefa de casa que é expor com transparência e controle social estas e outras questões para que possamos, através de ações diretas e concretas, alcançar um novo posicionamento cidadão, uma mudança de consciência cidadã, transformando as bases de nossa cadeia produtiva e, consequentemente, a nossa realidade econômica. Sigamos, a passos largos, firmes, trilhemos novos rumos, com a energia pujante de brasileiros que somos.
AUBER SILVA PEREIRA (engenheiro eletricista) - Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br