Pedágio
O pedágio em Jataizinho é como dor de cotovelo, não tem médico nem remédio que cure. Vai entrar no livro dos recordes como o pedágio mais caro do mundo. As autoridades paranaenses não se interessam em fazer uma análise dessa situação. Essa praça de pedágio está fora de regularização: está a menos de 40 km de Londrina, não tem pista dupla, tem um trecho de 38 km até Cornélio Procópio de pista simples com curvas perigosas, falta acostamento, e o pouco que tem foi o Estado que fez há anos. Está tudo errado, tem um trecho curto de Londrina a Jataizinho com pista dupla, mas o que tem de fantástico é apenas o valor: são cobrados R$ 21 para carros pequenos. É uma vergonha para o Estado, é uma vergonha para os políticos da região, há vários deputados de fora que só aparecem em época de campanha, anotam as reclamações do povo, prometem que vão trabalhar no caso, mas somem, e o povo só fica com a esperança. O Estado deveria ser punido por permitir e ter se associado a um escárnio como esse, e, ainda pior, o dinheiro rende pouco imposto para o Estado, pois ninguém, a não ser os interessados, sabe quantos carros passam por ali. A lei do deputado Tercílio Turini, de Londrina, está aprovada mas não é colocada em prática, por quê? A situação de Jataizinho é ou não digna de ir para o Guinness Book?
SEBASTIÃO CALMEZINI (comerciante) - Londrina

Lista fechada
Vejam a petulância de alguns parlamentares. Vendo que os seus nomes estão manchados e que nas próximas eleições vão ter um pouco mais de trabalho para enganar os eleitores, estão criando um atalho para continuar mamando nas tetas dos cofres públicos. Isso mesmo, estão se articulando para criar um novo jeitinho para eles e algumas figurinhas carimbadas continuarem por lá. Estão falando de uma nova modalidade de eleição, uma tal de lista fechada de candidatos. Explico: você não irá mais escolher um candidato para votar. Irá votar num partido político, e esse sim – o partido - vai elencar os nomes que vão assumir os postos. Pode isso? Seria mais ou menos você comprar um ingresso para assistir ao show do Roberto Carlos, mas chegando lá está o Tiririca cantando (esse último só coloquei para marcar a diferença para o Rei, felizmente ele não é membro de nenhuma quadrilha). Gente, nós somos os donos do Brasil. Essa gente que está lá são nossos empregados, ganham dos impostos pagos por nós. Eles apostam na nossa desinformação e ignorância, e o pior, ganham sempre. Devemos, ao lado da imprensa em geral, fazer nossa parte, comunicando, alertando, esclarecendo aos que nos rodeiam. Vamos acabar com aquela mania de pensar que lá todos são farinha do mesmo saco. Não são, não, tem gente boa e honesta por lá. O que temos que fazer, já que a única coisa que eles temem é o NÃO voto, é não votar nos pilantras, que não veem outra coisa pela frente que não seja o seu enriquecimento. São eles os verdadeiramente eternos pobres de espírito que campeiam nosso parlamento e que, infelizmente, ainda ganham a simpatia dos eleitores. Imprensa, por favor, faça chegar ainda mais, de modo simples e inteligível, aos nossos eleitores a informação do poder que têm para mudar isso tudo.
JOSÉ ROBERTO BRUNASSI (advogado) - Londrina

Desrespeito
Entendemos que os empresários precisam facilitar o estacionamento dos seus clientes para proporcionar um diferencial em relação aos seus concorrentes e também opções que permitam menos deslocamentos, mais segurança, comodidade nas compras, armazenamento das compras nos veículos etc. Sabemos das dificuldades para estacionamento de veículos em todas as regiões das nossas cidades onde predomina o comércio. Entretanto, não podemos aceitar em hipótese alguma o desrespeito de alguns empresários em relação aos deficientes físicos. Pois vejam: em muitas das nossas calçadas, o espaço definido como estacionamento para veículos não é suficiente, o que provoca a invasão dos veículos sobre a faixa do piso tátil, utilizado pelos deficientes. Quem não viu deficiente visual abalroando veículos? E mais: a CMTU deveria, além da sinalização nas calçadas sobre a rampa de cadeirantes, fazer essa mesma sinalização no asfalto, o que facilitaria a identificação dessas rampas aos condutores quando do estacionamento. Reforçando ainda mais essa condição: por que não colocar obstáculos (tartarugas)? Não podemos nos esquecer de que a cultura do londrinense, que faz parte da cultura do brasileiro, é de total desrespeito ao próximo.
ADONIRO PRIETO MATHIAS (administrador de empresas e contabilista) - Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br