Lava Jato
Para a Operação Lava Jato andar mais rápido e ter um resultado positivo, acho que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveria proibir a candidatura de qualquer cidadão que estiver sendo investigação já na próxima eleição. Atualmente, na Câmara Federal, onde se fiscalizam as contas do governo e onde são elaboradas as leis de nosso País, muitos têm diversos inquéritos e até processos. Chegamos ao absurdo de termos um presidente do Senado que responde mais de dez inquéritos e tem dois ou três processos contra si. Também cabe a nós, eleitores, escolher bem os candidatos. É só imaginarmos se queremos ser representados por alguém que está sendo investigado pela Polícia Federal e o Ministério Público e processado judicialmente pela prática de um crime.
TOCHITANE MITSI (gerente de restaurante) – Londrina

Exemplos a serem seguidos
Os laboratórios de São Paulo fizeram um acordo com o Estado e vão fornecer remédio gratuito para todos pelo SUS. Este exemplo, tenhamos certeza, seria seguido por toda a indústria, por todo o comércio e por todo o seguimento produtivo, se houvesse uma compostura e uma recíproca dos meios políticos e governamentais. Todavia, de nada adiantaria o sacrifício de uns e o esbanjamento de outros. Os ministérios e todos os órgãos do governo deveriam cortar na carne seus orçamentos e suas gastanças sem limites. Se analisarmos todos os setores, desde o governo federal até uma simples prefeitura, verificaremos sem muita dificuldade que suas administrações não estão nada interessadas com o bem da sociedade, mas sim para com a perpetualidade de poder de seus mandatários. Vamos seguir o exemplo dos laboratórios de São Paulo ou vamos deixar como estamos deixando, a corrupção tomar as rédeas de nosso País?
WELLINGTON AMARAL SAMPAIO (administrador) – Londrina

Clube Platinense retrô
Muitos platinenses sentem saudade do tempo em que o Clube Platinense tinha a fama de fazer o melhor carnaval do Norte Pioneiro. Hoje, cadê aquele clube que foi palco de grandes carnavais? Nada contra as pessoas que mudaram ou a nova atividade do prédio em que funcionava o clube, mesmo porque o sistema capitalista em que vivemos aliada à falta de cultura, força a mentalidade das pessoas a não dar importância à cultura ou a preservação dela ("cultura dá despesa e não lucro"). Porém, cada coisa no seu devido lugar, e o leitor há de concordar que um mercado no lugar de um clube tradicional é um fato pitoresco que quebra radicalmente as tradições culturais de uma cidade, ou não? Hoje muitos clubes tradicionais das cidades da nossa região não promovem festa de Carnaval como antes, mas as sedes sociais estão lá preservadas.
SWAMI VERONESI (músico) – Santo Antônio da Platina

Carnaval, explosão de emoções
Dizem que o ano começa só depois do Carnaval. Então, prepare a fantasia ou simplesmente uma roupa confortável, venha do jeito que quiser. O importante é cair na folia. Podemos dizer que o Carnaval é um verdadeiro espetáculo de criatividade que reúne cores, fantasias maravilhosas, cheias de brilho, glamour, acessórios com pedras e muito mais, que encantam aos olhos de quem assiste tanto pela televisão ou dos prestigiam na avenida. O que se torna o Carnaval interessante é a cultura trazida em cima dos carros alegóricos, diferentes histórias sendo transmitidas por pessoas, uma arte manifestada em um simples figurino que nos faz viajar e viver cada momento tornando real. Em cada carro uma história diferente preparado com muito carinho para que cada um possa brilhar na avenida. Afinal, Carnaval é também cultura, uma "explosão de emoções" que acontece em poucos minutos. O som da bateria com a famosa paradinha, que acelera o coração dos foliões, sem contar a beleza da mulher brasileira colocada sempre no topo do carro alegórico, sendo assim a peça principal deste grande espetáculo. Enfim, não importa se você vai se divertir neste Carnaval ou ficará somente nos bastidores curtindo o feriado em casa mesmo. O que interessa é que se for aproveitar o Carnaval, lembre-se: seja responsável pelos seus atos para não sofrer as consequências futuramente e assim aproveitará muito mais essa data tão importante que agrada todos nós brasileiros.
ANA PATRÍCIA MISAEL PIRES (comerciante) - Bandeirantes

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br