Boca aberta, mente fechada
Não há adjetivos para classificar os episódios da dita "fiscalização"da UPA do Jardim do Sol pelo vereador Boca Aberta. Em sua ópera-bufa-chanchada tupiniquim o nobre vereador conseguiu esculachar e atrasar a vida de todos os envolvidos: médicos, enfermeiros, usuários e, é claro, dele mesmo. O ridículo e a impertinência de seus atos só não são maiores por que existem aqueles que concordam com esse modo oportunista e vil de fazer política. É interessante relembrar que os médicos, ditos ausentes, procurados aos berros pelo vereador, estavam lá; trabalhando, como confirma o presidente da Câmara, Mário Takahashi, em posterior vistoria. É também interessante lembrar que as suas ofensas e intimidações eram dirigidas aos servidores que estavam (tentando) trabalhar. E as suas ações causaram o que era de se esperar, mais atrasos. Seria patético, se não fosse pateta.
JOÃO PAULO SHINITI ITIMURA YAGUI (advogado) – Londrina

Cuidado vereadores!
Não mexam com o Boca Aberta! Esse polêmico vereador foi o mais votado de todos os tempos em Londrina e continua ganhando adeptos por suas ações de fiscalização, principalmente nas UPAs, onde "alguns" médicos escalados se negam a comprovar suas presenças no local. Agora, alguns novos e antigos vereadores ameaçam Boca Aberta de punição pelo simples motivo dele estar cumprindo com sua obrigação de fiscalizar, que é exatamente o que todos os outros deveriam estar fazendo. O povo está escaldado! Chega de palhaçada! O que vocês querem é tirar proveito da situação para conseguirem maioria na Câmara e acomodar seus amigos incompetentes. Se houver qualquer punição a esse vereador que parece ser o único defensor da população, a revolta popular pode ser maior do que esperada e o alvo pode ser vocês, condenando-os politicamente, acompanhando-os com vaias por todos os lugares, durante os quatro anos de seus mandatos. Pensem bem e resguardem suas imagens públicas, vocês não terão onde se esconder dessas vaias!
IVAN CHUBACI (comerciante) – Londrina

Chacinas em presídios
As mortes nos presídios do Norte do Brasil, na suposta guerra de grupos rivais que dominam o nosso sistema prisional, é inaceitável para um país que prega em sua Constituição os direitos do encarcerado. Um deles ao cumprimento de sua pena em um local digno de ressocialização, e que está sendo desrespeitado por um Estado enfraquecido que não consegue dar aos seus encarceirados uma condição de ressocialização mais digna e humana. O poder público se deixa dominar por organizações criminosas que, diante da fraqueza do Estado, cria raízes dentro e fora dos presídios em ataques a nossa ordem e a nossa segurança. Defendo o isolamento de líderes dessas facções sem comunicação e vigilância monitorada por 24 horas, defendo uma investigação cirúrgica nessas chacinas, o crime organizado pode estar por trás das indenizações pagas a familiares.
LUIZ FURTADO (vendedor) - Londrina

Vergonha
Começou muito mal a administração do prefeito Marcelo Belinati. Além da nomeação para cargos de três vereadores derrotados nas eleições passadas, agora surge o caso do secretário de Saúde, dr. Luiz Soares Koury, que desempenhava suas funções em tempo parcial, podendo dessa forma dedicar-se também às suas atividades médicas particulares. Mesmo que fosse uma prática legal, com a qual não concordou a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Londrina, é mais que sabido que não devemos seguir a dois senhores, ou bem a Deus ou bem ao diabo.
LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) – Cambé

Segurança
Prefeito Marcelo Belinati, reivindicamos segurança em nossa cidade. Segurança é a prioridade de cada um de nós. Não adianta termos saúde, educação, habitação e emprego se estivermos mortos sobre um leito hospitalar, numa cadeira de rodas, etc. Temos que unir a cidade em torno da segurança. Temos que reintegrar o policial à sociedade, valorizá-lo e dar condições de trabalho para a Polícia. Não temos condições de aumentar os salários dos policiais, mas poderemos ofertar inúmeras condições para o policial e familiares (convênios com o comércio, laboratórios, planos de saúde, hospitais, premiações, privilegiar o policial com escola para os filhos perto da sua residência, descontos nas escolas particulares, casa própria, etc.). O policial é o nosso protetor. A nossa segurança e as nossas vidas dependem do trabalho da Polícia. Temos que fazer a nossa parte como cidadãos. Segurança é de responsabilidade do Estado e de cada um de nós. Prefeito, o bandido ao ouvir o nome Londrina deve sentir arrepios.
ADONIRO PRIETO (contabilista) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br