Multas de trânsito
Nossa cidade realmente perdeu a noção do certo ou errado há muito tempo. Vejamos o absurdo que acontece com multas em fila dupla, sem citar outras que ocorrem, provavelmente, para ampliar apenas a arrecadação da CMTU, sem que essas verbas sejam destinadas a obras que realmente possam facilitar a vida da população londrinense. Todos os dias em diversos pontos da cidade, em frente a colégios, hospitais, farmácias, etc., vemos agentes, às vezes escondidos, efetuando multas de trânsito. Para esse órgão que administra e designa funcionários para laborar e indica os lugares para efetuar os autos de infração, vai uma dica de um lugar que essas infrações acontecem diariamente, e nunca vi um único agente sequer trabalhando lá e autuando os infratores, que descaradamente param em fila dupla, em duas vias de alto fluxo de veículos, causando um caos no trânsito a qualquer hora do dia, principalmente em horários de rush. Dê uma passa a qualquer hora do dia, na Avenida Celso Garcia Cid esquina com Rua Uruguai, onde situa-se um posto de combustível. Por que não vemos ninguém lá para autuar os motoristas que cometem essa infração? Aliás, se não me engano, já existia uma lei estipulando uma distância entre empresas desse segmento e ninguém até agora questionou o porquê que foi liberado alvará de funcionamento do referido posto.
MIGUEL POLSKIKH FILHO (técnico em eletricidade) – Londrina

País de muitas grandezas
Nosso sistema tarifário não conhece concorrente em todo o planeta, é uma aberração e deve-se aos nossos legítimos representantes. Administrativamente, nos últimos anos, pagamos todos os pecados que por acaso cometemos. Tivemos um Sarney que como administrador foi um grande poeta. O riquíssimo estado do Maranhão que o diga. Seu sucessor, Collor foi um grande caçador de marajás, só que seus companheiros de caçada (Zélia Cardoso e PC Farias) não contribuíram de acordo com a façanha planejada, e a caçada terminou em impeachment. Fernando Henrique foi um desastre à parte. Se seu mandato demorasse mais alguns meses, teria vendido o Brasil. Suas privatizações cheiravam maracutaia e gritavam por interferência de uma Lava Jato. Gastava-se um dinheirão para sanear a estatal ou encobrir os desfalques cometidos e em seguida entregava para seus afilhados. Lula é um capítulo que merece auditoria. Foram oito anos em que o Brasil andou como caranguejo (de fasto). A única façanha que pode ser creditada a ele foi ter conseguido quebrar a Petrobras. Se durante todo este tempo governou somente para si e para os cupinchas do PT, sua despedida e escolha do sucessor foi outra bola fora. Dilma, escolhida como fantoche, não conseguiu governar o Brasil e seu único mérito foi ter fechado os olhos para o mundo da corrupção que transformou nosso país em um veículo desgovernado ladeira abaixo. Que falta está fazendo mais umas dezenas de Lava Jato!
WELLINGTON AMARAL SAMPAIO (administrador aposentado) – Londrina

Férias
Quem não quer férias? Você já se imaginou trabalhar o ano todo sem poder chegar em casa, colocar uma roupa confortável, ligar o ventilador ou o ar-condicionado deitar no sofá sem ter que pensar nas responsabilidades do dia seguinte? Acredito que a maioria de nós não conseguimos fazer isso. Portanto, temos tantas obrigações para fazer que, quando vamos deitar, já pensamos no que ficou sem concluir e o que iremos fazer no outro dia. Então, chega essa época do ano, além de estarmos cansados, independente da profissão, queremos é esquecer um pouco da correria do dia a dia e descansar e relaxar, seja indo para praia, viajando para lugares longe ou até mesmo perto, pescar, curtir a família, ler um bom livro, visitar aquele amigo ou parente. Enfim, existem muitas coisas que podemos fazer a favor de nós para reabastecermos, respirando ar puro, saindo um pouco do comodismo e da mesmice de sempre. Porém, chega um determinado tempo que nosso corpo precisa parar para podermos encarar o novo ano cheio de disposição e alegria. Aproveitemos cada segundo de nossas férias e quando retornarmos teremos muitas histórias para contar do que vivemos e nova alma para trabalhar. Assim, nosso trabalho renderá bem mais.
ANA PATRÍCIA MISAEL PIRES (comerciante) – Bandeirantes

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br