Quem oferece maior perigo?
PCC, CV, PT, PMDB, PSDB, PCdoB, PP, Bonde do Maluco, Comissão da Paz, Katiara, Caveira, Primeiro Comando de Eunápolis, etc., são algumas, dentre muitas facções criminosas, espalhadas país afora. Essas facções ou partidos, ou vice-versa, estão livres e soltos para pintarem e bordarem onde quer que estejam. Facções essas que possuem seus códigos e leis paralelas; e ai daquele que não cumpri-las. Por outro lado, temos o Código Penal e demais leis complementares que só têm validade quando o Legislativo amparado pelo Supremo que, dependendo da tendência de cada ministro, pende para um lado ou para outro. No Brasil, partido político e facção significam a mesma coisa, ou seja: divisão de um partido político ou quadrilha. Ambos no sentido de congregar para realização de seu programa. E a população ordeira é o alvo principal desses quadrilheiros. O mais influente dessas facções é eleito o líder. E quando qualquer desses lobos tenta se desgarrar, agindo por conta própria, simplesmente é eliminado, de uma maneira ou de outra. No caso do colarinho branco, o desfecho é diferente: a ovelha negra se afasta, procura outro partido (facção) ou tenta fundar um outro partido; tudo de acordo com a Constituição ou o Tribunal Superior Eleitoral. E, assim caminha a (des)humanidade!
WILSON OLIVEIRA TRINDADE (bacharel em Direito) – Londrina

Turismo de praia no Paraná
É espantoso o andamento do turismo de praia do Paraná. Passa ano, entra ano e os mesmos problemas. Começa com as filas quilométricas e trânsito lento, que se iniciam no trecho entre Ponta Grossa a Curitiba, e depois chegando na capital, no trecho até o viaduto para as praias. Todo esse transtorno é causado por reformas no piso de rolamento, roçagem do canteiro das vias. Vou exemplificar, um trajeto de 530 km, demora-se 8h30 até o destino! Um absurdo, pois se tudo estivesse normal, o tempo gasto seria de aproximadamente 6 horas. Chegando lá, cadê o projeto "Viva Verão"para lazer dos banhistas? Sendo que estamos em janeiro, alta temporada, onde tudo deve estar funcionando certinho. Tive a infeliz oportunidade de presenciar em Guaratuba policiais militares ávidos em multar filas de veículos estacionados em local indevido, quando sua primordial função seria inicialmente de orientação ao turista desavisado e, após isso, notificar. Pasmem senhores, vi algo que me estarreceu na praia: ao lado do guarda vida, uma bandeira preta, com dizeres "Área sem proteção do guarda vida". Na Ilha do Mel, vimos uma coisa inédita, a Marinha fiscalizando os barcos, por outro lado, não há mais área de desembarque no trapiche, praticamente abandonado, descemos na areia. Diante disso, não tenho outro caminho senão apelar ao governador Beto Richa e seus comandados: por que cada vez mais os paranaenses dão preferência ao litoral catarinense? A resposta é óbvia, problema sério de falta de investimento em infraestrutura e lazer, pois o turista está de férias com a família.
YOCHIHARU OUTUKI (engenheiro agrônomo) – Itambaracá

Os fins justificam os meios
Quero parabenizar o advogado Sebastião Seiji Tokunaga pelo artigo "Os fins justificam os meios" (Espaço Aberto, 3/1). Realmente, nossas instituições democráticas, a começar pela Constituição Federal, estão totalmente fragilizadas, à mercê de interesses cujos fins nem ao menos sabemos se, de fato, virão a ser justificados pelos meios utilizados. Pobre do nosso Brasil... em todos os sentidos.
RUY CARNEIRO GIRALDES NETO (servidor público) – Londrina

Farra dos comissionados
Eu não entendo como pode existir comissionados colocados ao bel-prazer dos prefeitos eleitos, beneficiando amigos e aliados políticos. Estes não fazem nada além de receber o salário e desfalcar o erário com seus altos rendimentos, tudo a troco de nada. Para que isso? Coloquem funcionários de carreira e que saibam dos problemas do lugar, assim não vai ter custo para a cidade e o dinheiro em vez de ir para a mão de alguns vai para obras, já que se juntar todos os comissionados dá uma boa grana. E isso é no Brasil inteiro e não só em Londrina ou Sertanópolis. O rombo no erário é por toda a parte, pois em todas as esferas de poder do País (Executivo, Judiciário e Legislativo) tem comissionado.
MARCIO DICESAR BENASSI (aposentado) – Sertanópolis

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br