Muro de Berlim no Brasil!
Acreditem, construíram o muro de Berlim no Brasil! De um lado, um novo governo que quer reconstruir um novo modelo de educação, que não pode ser implementado sem uma discussão mais objetiva e clara com a sociedade e com os olhos voltados para o futuro, mas que é absolutamente necessária pois os índices baixos de avaliação do ensino são alarmantes. Somos o país que investe cerca de 6,6% do PIB em educação, mais que Japão (3,8%), EUA e Suíça (5,5 %), só para compararmos, e o resultado da educação deles é incomparável, ou seja, também gastamos mal os recursos até chegar aos alunos. De outro lado, parcela de professores e alunos instigados por motivos ideológicos e sem compromisso com as mudanças que se fazem necessárias, com táticas intimidatórias fazem greve, invadem escolas como única opção de luta: não existe a menor intenção de dialogar, de fazer proposições, de discutir o melhor uso dos recursos, de esgotar todos caminhos do diálogo, da tolerância e da boa educação. Há que avançar, com mais recursos para educação, mas primeiro temos que discutir e resolver como melhorar a aplicação dos recursos e como melhorar o ensino. E, para isto, a maioria silenciosa, mas abnegada e valorosa de professores, alunos e pais de alunos deve se manifestar sob pena de pagarem mais uma vez pelos atos de outros que estão organizados e sabem fazer barulho com profissionalismo.
ANTONIO BENEDITO ALMEIDA CAMARGO (agrônomo) – Cornélio Procópio

Para refletir
Para nossa reflexão, relaciono, a seguir, algumas "pérolas" do pitoresco, se não fosse trágico, pensamento dos conservadores brasileiros, aliás, contumazes nesta seção de cartas: "o povo brasileiro não sabe votar (a não ser os que votaram no meu candidato)"; "estes alunos que ocupam escolas só querem anarquia (que ousadia, acham que já podem ter opiniões e atitudes sem o nosso beneplácito, vejam só!)"; "se você é contra a PEC 241 é contra o País, para que ficar perdendo tempo com discussões? (é isso aí, vamos manter nossos privilégios e vossas mazelas por 20 anos, afinal, ame-o ou deixe-o! Ou seria "deixá-lo-ei"?)"; "deixem nossos governantes em paz, eles sabem o que é certo para o país (eles, seus pais e seus avós têm décadas de experiência no poder, nada a ver com oligarquias, foram ministros e até vice-presidente, mas só participaram do que deu certo e nem ficaram sabendo do que não deu)"; "professores só sabem fazer greve (senso crítico e cidadania é coisa de comunista!)".
ALBERTO CHAHAIRA SOBRINHO (pedagogo) - Bela Vista do Paraíso

Redução do Congresso
Sobre a matéria " Redução do Parlamento ameaça a representação popular" (Reportagem, 15/10), não posso concordar com os inúmeros "istas" que assolam nosso noticiário. Pelo que pude deduzir, eles são adeptos da quantidade e nunca da qualidade, posto que afirmam que primeiro temos que melhorar a formação dos políticos em vez de pensarmos em economia. Ora, o País não está nadando de braçada na fartura monetária. Pelo contrário, está carente até demais. Então, qualquer economia é mais que bem-vinda. A meu ver é melhor melhorar a formação de 385 do que 513 deputados federais. Quero lembrar que a quantidade jamais irá superar a qualidade. No meu entender, 385 já é um número demasiado. 150 estaria de bom tamanho e os senadores poderiam ser apenas 27. Quanto a ficarmos em representatividade, pergunto: qual a representatividade temos se eles ao chegar em Brasília só pensam neles próprios? Pensem nisso e vamos votar para que o quadro seja reduzido ao máximo.
EDMILSON ASSIS DOS REIS (bancário aposentado) – Londrina

Lula, o perseguido
Mais um magistrado perseguindo o ex-presidente Lula. Homem probo, o qual já rotulou todos os brasileiros de corruptos, num rompante de falta de humildade e principalmente de "simancol", face a avalanche de acusações comprovadas de corrupção no seu governo, com algumas dezenas de condenados, diversas prisões de companheiros, tem ainda desfaçatez de continuar defendendo a tese de que não sabia de nada e ainda que: "não existe uma viva alma no país mais honesta que ele". Continua se autodenominando perseguido pelos procuradores da República e também pelo juiz federal Sérgio Moro, titular de uma das varas federais de Curitiba. Pelo visto, demorou mas apareceu mais um magistrado obcecado em perseguir o inocente ex-presidente, falo da mais nova denúncia aceita pelo magistrado da Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara. Lula prefere continuar sendo rotulado de incompetente, na medida em que, nunca viu e nem sabia nada que se passava ao seu entorno, a ser enquadrado como partícipe do maior esquema de corrupção de que se tem notícia no Brasil.
LOURIVAL BARBOSA (advogado) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br